Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

SC: ESTUDANTES PROTESTAM CONTRA EXONERAÇÃO DE PROFESSOR
17 de abril de 2015
JORNADA DE LUTAS DA UBES JÁ PASSOU POR 11 ESTADOS
20 de abril de 2015
Mostrar todos os posts

CHEGA DE CALOR! ESTUDANTES DO IF DE MACEIÓ CONQUISTAM CLIMATIZAÇÃO DAS SALAS

Após ato da Jornada de Lutas, reitor se compromete com as pautas dos estudantes

Sem ventiladores ou ar-condicionado nas salas e cansados de assistir aula nos corredores para fugir do calor, estudantes do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) realizaram nessa quinta-feira (16/04) o terceiro ato para denunciar os problemas estruturais da instituição. Compondo a Jornada Nacional de Lutas pelo Ensino Técnico da UBES, a paralisação geral aconteceu no campus Maceió, onde o principal mote é solucionar o problema da falta de climatização.

Junto com o Grêmio Estudantil Edson Luís, os secundaristas foram à assembleia do Sindicato dos Servidores do IFAL (SINTIETIFAL) que ocorria no miniauditório de informática, onde receberam apoio dos professores. Já divulgadas no site da UBES (reveja aqui), as principais reivindicações foram pela imediata climatização das turmas, instalação de bebedouros, abertura do auditório que está interditado e a reativação da piscina.

A paralisação iniciada no período da manhã seguiu até à tarde, quando os estudantes acamparam no Bloco Administrativo. Segundo o grêmio estudantil, depois de algumas horas a Diretoria-Geral do campus comprometeu-se a reunir-se na próxima segunda-feira com os líderes estudantis para discutir as pautas da manifestação.

REITOR RECEBE COMISSÃO DE ESTUDANTES

Diante da manifestação, o reitor do IFAL, Sérgio Teixeira, recebeu uma comissão formada por dez estudantes. Segundo o presidente do grêmio, Erick Gomes, o reitor disse concordar com a luta estudantil, sinalizando medidas imediatas para revertes a situação da instituição.

“Diante das nossas cobranças recebemos algumas garantias, entre elas, a instalação dos ares-condicionados até o dia 30 de maio e a instalação de novos bebedouros. Alguns bebedouros, inclusive, já chegaram. Na segunda (20), realizaremos uma nova reunião, agora com os professores, que debaterão com a gente as outras pautas”, conta Erick.

Pelas redes sociais, o grêmio divulgou o recebimento de uma impressora para atender os estudantes e a reestruturação da sala, o que para o presidente da Associação dos Estudantes Secundaristas de Alagoas (AESA), Pedro Mendes, também sinaliza a importância de permanecerem mobilizados por mais mudanças.

“O ato dessa quinta-feira foi importante para demonstrar o quanto pode alcançar o desempenho da luta encabeçada pelos estudantes do IFAL. A galera está operando para conquistar resultados positivos”, conclui Pedro ao informar que o próximo passo é criar um documento com as necessidades de cada campus para apresentar na próxima reunião.

Suevelin Cinti, da Redação