Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

UBES participa da 1º reunião de preparação para 8 de março em São Paulo
27 de janeiro de 2015
Faça sua mala rumo ao XIII ENET da UBES
28 de janeiro de 2015
Mostrar todos os posts

SC: Estudantes do IF de Chapecó organizam ida ao 13º ENET

Secundaristas de Chapecó realizam plenária preparatória e pedágio permanente para ida ao encontro

Os secundaristas de Santa Catarina, da cidade de Chapecó, realizaram na última sexta-feira (23), a plenária preparatória para o 13º Encontro Nacional de Escolas Técnicas da UBES (ENET). A atividade aconteceu no salão da casa de umas das estudantes com alunos do SENAI e do Instituto Federal do estado (IFSC).

chapeco (1)

Organizada pela UMES-Chapecó, a presidenta da entidade, Talia Leite, comenta a importância da plenária. “Conseguimos ouvir os estudantes, suas diferentes pautas e compreender a realidade de cada um deles. Vemos que a perspectiva da instituição não é a mesma dos estudantes, a juventude ainda tem muitas dificuldades de acesso, especialmente por ausência de assistência estudantil ainda restrita a poucos”.

Entre as outras pautas discutidas esteve a questão da qualidade do ensino, assistência estudantil, equipamento dos laboratórios, criação do ginásio e restaurantes do IF, passe livre, ampliação de cursos e números de vagas.

chapeco (3)

Pedágio permanente

Desde o último sábado (24), os secundaristas organizam pedágio solidário em Chapecó para arrecadar verbas e custear a passagem e credenciamento dos líderes estudantis que representarão a bancada catarinense no ENET.

Na rua Getúlio Vargas, principal acesso do centro da cidade, os jovens confeccionaram duas faixas que interditaram o trânsito. Com adesão da população local, os secundaristas receberam a solidariedade e apoio dos motoristas e pedestres que contribuíram para o custeamento da viagem que durará cerca de 30 horas.

“Depois de mais de 10 anos estamos levando uma grande bancada representativa do nosso estado para o encontro, no dia 31 partiremos com três ônibus rumo ao Rio de Janeiro”, comemora Talia ao relembrar que novos pedágios serão realizados.

Inscrições prorrogadas

Para participar do 13º ENET que acontecerá de 1 a 4 de fevereiro, o estudante precisa realizar a pré-inscrição no site da entidade. A data foi prorrogada para o dia 28/01. Faça aqui sua inscrição