Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

EM LUTA, 100 MIL MULHERES COLOREM BRASÍLIA
13 de agosto de 2015
DIA DE LUTA CONTRA O CORTE DE GASTOS DO GOVERNO CAPIXABA
13 de agosto de 2015
Mostrar todos os posts

SEMANA DO ESTUDANTE É COMEMORADA COM MUITA LUTA

Jovens de todo o Brasil tomam às ruas em defesa da educação e da juventude

Em comemoração ao Dia do Estudante, celebrado na última terça-feira (11), milhares de jovens de norte a sul do país percorreram ruas e avenidas por mais investimentos na educação, em defesa da Petrobras e da democracia e contra a redução da maioridade penal e os cortes.

Na Câmara dos Deputados, em Brasília, diversas entidades do movimento social se unificaram em um ato público em defesa da democracia, da educação e da Petrobras.

De acordo com a presidenta da UBES, Bárbara Melo, a história de luta dos estudantes brasileiros ajudou a construir o Brasil de hoje, mas ainda precisamos de mais.

“O dia do estudante é dia de muita luta nas ruas, é dia de defender nossa democracia e nossos direitos. Atualmente, estamos entrando na universidade, no ensino técnico, no estágio, mas para termos o país que queremos, com passe livre, educação de qualidade e respeito a diversidade precisamos nos mobilizar ainda mais. Avante juventude de muita luta!”, conclamou.

PELO BRASIL

No estado de São Paulo, o dia do estudante foi marcado por muitos debates e atos em diversos lugares. Em Osasco, estudantes da Escola Profª Francisca Lisboa Peralta realizaram debate sobre a escola que queremos. Já na Escola Professor Jose Liberatti houve mobilização nas salas de aula. Na Zona Leste da capital, houve paralisação contra a redução e os cortes de verba e pela reserva de vagas, e panfletagem contra a redução.

Na Praia Grande, jovens organizaram um intervalo cultural com um piquenique e debate pelo acesso à educação e cultura. Em algumas escolas houve debate sobre o protagonismo do movimento estudantil e da reformulação do ensino médio e paralisação por merenda e acesso irrestrito à biblioteca na Escola Municipal Dr. Achilles de Almeida.

No Rio de Janeiro, estudantes realizaram debate sobre a redução da maioridade penal na Escola Estadual Adelina de Castro, localizada em Duque de Caxias. Paralisaram a Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC) e a Escola Técnica Estadual Santa Cruz (ETESC) contra a redução da maioridade penal e contra o fechamento do curso de enfermagem no centro do Rio de Janeiro.

No município de Mesquita, os estudantes organizaram uma Pré-Conferência da Juventude com o debate de mais oportunidades para a juventude. Em Petrópolis a juventude também organizou um cineclube.

Já no Espírito Santo, no município de Venda Nova do Imigrante, os estudantes do Instituto Federal, junto ao Grêmio Áurea Elisa e a UMES, realizaram uma conversa sobre a redução da maioridade penal e a necessidade de mais investimentos no ensino técnico. Além disso, a UESES – União dos Estudantes Secundaristas do Espírito Santo foi homenageada pela Assembleia Legislativa.

Em Belo Horizonte, Minas Gerais, se deu início a uma agenda que irá rodar todo o estado chamada Virada da Educação em Minas. Diversas escolas receberam rodas de conversas com contribuição de  professores e estudantes. Em Uberlândia, os estudantes foram convocados a participarem do Congresso de Fundação no dia 22 de agosto na Escola Estadual Jd. das palmeiras e do Parque São Jorge.

Em Manaus (AM), estudantes se reuniram em uma culturata no Largo São Sebastião, com voz e violão estudantes animaram o ambiente e realizaram também uma oficina de cartazes para o ato do dia 20 de agosto.

Já em Teresina (PI) houve debate sobre a redução da maioridade penal na Escola Municipal de Extrema e no Ceará o dia do estudante foi marcado por um ato em Defesa do Pré-Sal no Ceará e pelo aniversário de 81 anos da Casa do Estudante (CEC).