Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Seminário debate educação profissional e ensino médio
9 de novembro de 2011
MT: 14° Congresso da AME e Etapa Estadual do 39°CONUBES
9 de novembro de 2011
Mostrar todos os posts

Oscar inspira premiação de filmes produzidos por estudantes secundaristas de Natal

No melhor estilo hollywoodiano, com direito a tapete vermelho, os alunos do Ensino Médio do Colégio Marista de Natal receberam na última terça-feira (8) a premiação pelos curtas-metragens do Cinemar. O “Oscar” foi entregue numa solenidade cercada de muito glamour no Teatro Irmão Channel, localizado dentro da própria escola.

Além dos prêmios para as melhores produções cinematográficas da Mostra Oficial, a coordenadoria de Arte e Cultura do Colégio, também premiou os melhores documentários da Mostra Paralela, produzidos pelos alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental.

Os alunos concorrem nas categorias: ator, ator coadjuvante, atriz, atriz coadjuvante, figurino, roteiro adaptado, direção, edição, sonoplastia, maquiagem, trilha musical, fotografia, filme oficial e filme do voto popular, escolhido pelos espectadores na semana de exibição. Ainda serão premiados o melhor documentário (roteiro, sonoplastia, edição e direção).

A exibição dos filmes ocorreu no período de 24 de outubro à 1º de novembro, no Teatro Irmão Channel. “O teatro lotou todos os dias de exibição. Os filmes foram baseados em grandes autores brasileiros, enfatizando sempre a importância da preservação da natureza”, destacou Carlos Henrique, coordenador de Arte e Cultura do Marista de Natal.

Ainda segundo Carlos Henrique, “O Cinemar é um projeto do Marista de Natal que une o estímulo à leitura a um mergulho na sétima arte. É um trabalho de pesquisa, muita leitura, que culmina nas produções cinematográficas, feitas pelos próprios alunos”. Sete filmes estão concorrendo na premiação principal e 12 documentários concorrem no evento paralelo.

■ CINEMAR 2011

Filmes

– Flor de Maio;

– O Cajueiro;

– Da sua Natureza;

– Pétalas em Penúria;

– Árvores e mais Árvores;

– Momento Mori (baseado no conto “O Mato”, de Rubem Braga);

– Mãe Natureza (baseado na crônica de Eduardo Loureiro Júnior – “Mãe Natureza”);

– Flores do Sertão (Baseado em “Um alpendre, uma rede e um Açude” – Raquel de Queiroz).

■ Documentários

– Natal;

– Câncer Superação;

– Bipolaridade;

– Consumismo

– Rio São Francisco;

– Copa 2014; Alcoolismo;

– Alimentação Saudável;

– Parque das Dunas;

– Vícios da Adolescência;

– Saneamento Básico;

– Trânsito na Capital Potiguar.

Fonte: Nominuto.com