Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

SECUNDARISTAS DE NOVO HAMBURGO PROTESTAM POR MELHORIAS NO TRANSPORTE
19 de April de 2012
“TE LIGA 16!” AGITOU DIVERSAS ESCOLAS EM PORTO ALEGRE NESSA QUARTA (18)
20 de April de 2012
Mostrar todos os posts

DEBATE DESCONTRAÍDO MARCA LANÇAMENTO DA “TE LIGA 16!” EM NOVA HAMBURGO

Com debate descontraído no pátio e auditório do Colégio Estadual 25 de Julho, o lançamento da campanha “Te Liga 16!” aconteceu na segunda-feira (16) em Novo Hamburgo, reunindo cerca de 600 jovens que falaram sobre a participação da juventude no pleito eleitoral 2012. Pensando no papel da juventude e da educação como agentes transformadores para sociedade, os debates que aconteceram em dois turnos pautaram a atuação dos secundaristas nas próximas eleições, não apenas através do voto, mas também nas discussões e candidaturas, identificando também a necessidade de uma reforma política para que esse diálogo entre os jovens seja possível.

Presentes no debate que foi embalado com música e importantes intervenções dos estudantes, esteve o presidente da União dos Estudantes de Novo Hamburgo (UENH), Rafael Beck; a representante do Sindicato dos Professores Municipais, Maria Cecília; o estudante do 2º ano do Ensino Médio, Renan, e a presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Manuela Braga.

“Nenhuma conquista carrega tanto a marca dos secundaristas brasileiros como o direito de voto aos 16 anos”, ressaltou Manuela, referindo-se às grandes mobilizações encabeçadas pelo movimento estudantil, que garantiu com muita luta e enfrentamento, o direito ao voto facultativo para os jovens de 16 e 17 anos na Constituição de 1988.

Durante as intervenções em que os estudantes tiveram espaço para dialogar sobre suas opiniões, em falas como a de Rafael, o lançamento da campanha mostra o interesse da juventude hamburguense para se organizar no movimento estudantil e articular ações entre os estudantes.  “Formando um grêmio, organizando atividades dentro da escola, debatendo e lutando pelos direitos dos estudantes, vocês já fazem parte da UENH e da UBES”, afirmou Rafael.