Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

PROFISSIONAIS DA FAETEC PARTICIPAM DE ASSEMBLEIA NESSA QUINTA-FEIRA (19)
18 de April de 2012
DEBATE DESCONTRAÍDO MARCA LANÇAMENTO DA “TE LIGA 16!” EM NOVA HAMBURGO
19 de April de 2012
Mostrar todos os posts

SECUNDARISTAS DE NOVO HAMBURGO PROTESTAM POR MELHORIAS NO TRANSPORTE

Em manifestação, os secundaristas de Novo Hamburgo ocuparam nessa terça-feira (17) o terminal conhecido como “Paradão” no Centro, onde circula a maioria das linhas em Vale dos Sinos. Com faixas, cartazes e camisetas, os estudantes reivindicaram o passe livre estudantil, contra o aumento da tarifa implementado no final de dezembro e pela exigência de melhorias na qualidade do transporte público do município. O ato foi composto por estudantes das escolas 25 de Julho, Vila Becker, Maurício Sirotski, Wolfram Metzler, Alberto Pasqualini e Fundação Liberato, que ocuparam a Praça do Imigrante em frente ao terminal durante cerca de 45 minutos.

Os secundaristas hamburguenses contaram com o apoio de vários professores que estiveram presentes, além do presidente do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Feevale, e também representantes da UENH, UBES e UNE. De acordo com a diretora UBES, Ana Caroline da Silva, o sistema de ônibus da cidade é defasado, com linhas mal posicionadas e alto custo. “Essa manifestação demonstra que os estudantes não estão acomodados, estão na ruas, nas redes, nas praças, ocupando espaços, e parando a cidade para que suas reivindicações sejam ouvidas”, afirmou.

EM RESPOSTA_
De acordo com a prefeitura de Novo Hamburgo, o transporte coletivo da cidade será completamente reformulado. Uma licitação chegou a ser aberta para contratação de uma empresa que implementará as melhorias no sistema, mas foi paralisada a pedido da Justiça. O novo processo licitatório deve ser iniciado ainda neste ano.

A configuração do sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo prevê alterações nos itinerários das linhas, mais horários, melhorias na estrutura do trânsito e integração com as novas estações de trem. Além disso, a bilhetagem será eletrônica e com passagem integrada, o que, de acordo com a prefeitura, deve reduzir o custo para os usuários.

Do Zero Hora, com Redação