Durante solenidade, presidenta Antes de deixar o Ministério da Educação, Fernando Haddad (PT), aproveita o anúncio de 1 milhão de bolsas já entregues pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) para se despedir do governo federal. No evento esteve presente a presidente Dilma Rousseff, sua colega de partido, no Palácio do Planalto.
Haddad será substituído pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante. O lugar de Mercadante será ocupado pelo presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Marco Antônio Raupp. A posse do novo ministro marca o momento em que é evidente a importância da educação para o desenvolvimento do país.
A presidenta afirmou que o Enem é a forma mais democrática de acesso dos jovens ao ensino universitário, que segundo ela, também permite “a transformação e a deselitização” do ensino superior.
“Tenho certeza que nós estamos no caminho certo. A combinação de programa de distribuição de renda com garantia de acesso à educação é o caminho correto para o Brasil mudar de patamar. Eu tenho e terei a oportunidade de assegurar não só que o que nós conseguimos até hoje será mantido, mas que nós vamos seguir em frente”, disse.
Durante solenidade que marcou a despedida de Haddad, Dilma lembrou que, durante a campanha eleitoral, visitou uma estudante de medicina cujos pais viviam com salário mínimo. “Era uma coisa estranha, não era usual. Esse é o grande feito do ProUni: trata-se de milhões jovens superando uma barreira quase intransponível, que é a barreira da oportunidade”, definiu a presidente.