Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

PE: CONTRA REPRESSÃO POLICIAL, UEP CÂNDIDO PINTO E UMES LANÇAM NOTA DE PROTESTO
23 de January de 2012
HADDAD DEIXA EDUCAÇÃO COM ANÚNCIO DE 1 MILHÃO DE BOLSAS
23 de January de 2012
Mostrar todos os posts

PE: COM FLORES NAS MÃOS, ESTUDANTES PARAM AVENIDA CONDE DA BOA VISTA EM PROTESTO

2ª manifestação nas ruas de Pernambuco, além de protestar contra o aumento das passagens, ato também põe em questionamento a ação repressora da polícia na última sexta-feira (20)

Apesar do reajuste das tarifas do transporte público na Região Metropolitana ter começado a vigorar desde ontem (22), as lideranças dos movimentos estudantis iniciaram hoje mais um dia de mobilização. O objetivo é fazer um protesto pacífico, ganhando as ruas do Centro do Recife munidos de flores para solicitar a redução no valor das passagens de ônibus e a melhoria na qualidade dos serviços prestados, sem que a polícia use de violência contra os manifestantes. 

De acordo com as últimas estimativas, são mais de 300 estudantes com máscaras, faixas, batendo em latas e fazendo gritos em manifesto. O presidente da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP), Tauan Fernandes, afirma que novas formas de reivindicação serão elaboras até que se confirme a diminuição dos números com melhorias nos coletivos e acessibilidade.

 “Queremos um ato de paz. Não estamos aqui para bater de frente com ninguém, muito menos queremos que nossa liberdade de expressão seja transformada em pancadaria. Estamos nos mobilizando por uma causa maior”, ressaltou.

Pessoas que estão em prédios na avenida jogam papel picado em apoio aos estudantes. “Acho o protesto válido. O aumento das passagens vai pesar no bolso de todos. Admiro esses meninos que vão às ruas lutar por causas coletivas”, disse a professora Gleice Maria Costa, de 41 anos, que está dentro de um ônibus, impedida de chegar ao seu destino por causa do protesto.

REAJUSTE E VIOLÊNCIA

Na última sexta-feira (20), após a reunião entre empresários e representantes do Governo, foi aprovado o índice de reajuste de 6,5% para as passagens de ônibus na Região Metropolitana do Recife. O aumento passou a valer desde domingo. O anel A, o mais usado pelos passageiros, passou de R$ 2 para R$ 2,15, após ser homologado o arredondamento pela Agência Reguladora de Pernambuco (Arpe).

Organizada pelo Comitê Contra o Aumento das Passagens, o qual é formado por diversas entidades estudantis, entidades sociais e sindicatos, cerca de 200 manifestantes democraticamente foram às ruas em ato pacífico contra o aumento das passagens na última sexta-feira. Para reprimir e impedir a mobilização, o governos acionou a tropa de choque que começou a atirar balas de borracha, bombas de gás e de efeito moral contra os cidadãos. Muitos estudantes ficaram feridos e alguns também foram presos.

Com informações do NE10 e G1