Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

REUNIÃO DA DIRETORIA EXECUTIVA DA UBES DELIBERA AGENDA PARA 2° SEMESTRE
29 de June de 2012
EM CARTA, UBES REAFIRMA LUTA PELA CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA ESCOLA
29 de June de 2012
Mostrar todos os posts

“O BRASIL HOJE”: UBES APROVA CARTA DE CONJUNTURA

Traçando o cenário político mundial e nacional, a diretoria Executiva da UBES aprovou durante reunião no último dia 25, uma carta de Conjuntura que apresenta a opinião dos estudantes secundaristas brasileiros em relação à plataforma econômica global. Veja carta na íntegra.

O BRASIL HOJE

                   De dez anos para cá o Brasil vem vivendo intensas transformações. O país vem se desenvolvendo científica e tecnologicamente em sua produção industrial, agrícola e energética.

                   Nos dias de hoje vivemos uma conjuntura política global onde o sistema financeiro se encontra em crise, colaborando ainda mais com a crise societária, maior desafio a ser vencido pelos povos. Países como Brasil, Rússia, Índia e China vem mostrando uma alternativa diferente para a saída da crise econômica.

                   No início, em 2008, o Brasil respondeu bem aos reflexos da crise, crescendo significativamente em seu percentual do PIB. Porém em 2011 seu crescimento caiu, alcançando apenas 2,5%.

                   É preciso ter convicção para mudar o rumo da política econômica brasileira e mudar o padrão de desenvolvimento! Utilizar 49% de toda a riqueza produzida pelo povo brasileiro para pagar juros bancários e amortizar a dívida pública é crime que lesa a Pátria. Essa opção, que muitos países já fizeram e a crise demonstra o erro, é a receita que impede o desenvolvimento dos países de maneira autônoma, precarizando áreas como a da Saúde, Trabalho e Educação.

                   Na última segunda feira, dia 18, em uma reunião preparatória para o encontro do G20, os BRICS aprovaram a disponibilização de US$75 bilhões para o FMI (Fundo Monetário Internacional), onde o Brasil fechou uma ponte adicional de US$10 bilhões de repasse para o FMI.

                   Estamos do lado do país que cresce, mas nossa luta é pela qualidade dos serviços públicos, é pela Educação e pelos estudantes! Neste sentido, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas repudia esta iniciativa por parte do Governo, pois entende que esse tipo de opção não corresponde com as reais necessidades do povo brasileiro. Pelo contrário, nos prejudica ainda mais no que diz respeito às Políticas Públicas.