Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

EM PORTO ALEGRE, UBES E MOVIMENTOS JUVENIS COMPÕEM ATO NACIONAL E PRESSIONAM CANDIDATOS PELA ASSINATURA DO PACTO DA JUVENTUDE
15 de August de 2012
UBES TAMBÉM ASSINA NOTA DO CONJUVE POR APROVAÇÃO IMEDIATA DO PNE
16 de August de 2012
Mostrar todos os posts

PACTO PELA JUVENTUDE: BRASIL DE PONTA A PONTA, NA LUTA PARA CONSOLIDAR DIREITOS

Em intenso período de propagandas eleitorais dos candidatos às Eleições 2012, o Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) lançou nesta quarta-feira (15) a 3ª Edição do Pacto pela Juventude. Com o tema “A Cidade que a Juventude quer”, o documento foi elaborado pelas organizações da sociedade civil que compõem o Conjuve e que preparam mobilizações nacionais para que os governos federal, estaduais e municipais se comprometam com as políticas públicas de juventude em suas ações e programas, e aos candidatos a prefeitos (as) e vereadores (as) para que incorporem as demandas juvenis em suas plataformas eleitorais.

Com representatividade, o Ato de Compromisso dos Candidatos a Prefeitura e Câmara de Vereadores de Salvador na tarde de ontem marcou o início das atividades com a presença de cem por cento das coligações da prefeitura da capital baiana. “Começamos com todo o gás, o que nos impulsiona ainda mais a percorrer o Brasil de ponta a ponta. Somos hoje cerca de 40 milhões de jovens eleitores e eleitoras, é por isso necessário ver na juventude um grupo de pressão por melhorias. O desenvolvimento de cada município e de todo o país passa por considerar as necessidades da juventude e sua participação”, afirma a presidenta do Conjuve, Ângela Guimarães.

Também presente no ato, a presidenta da UBES, Manuela Braga tuitou mensagem aos secundaristas usando a hashtag da mobilização. “A juventude está ganhando cada vez mais espaço nas cidades. Queremos saúde, educação, esporte, lazer e mobilidade! #Pactojuventude2012”, declarou fazendo referência ao texto do Pacto pela Juventude. Veja documento na íntegra aqui.

SECUNDARISTAS PRESSIONAM PELO PACTO DA JUVENTUDE EM SEUS MUNICÍPIOS
Integrando bandeiras de lutas nacionais e locais contempladas no documento apresentado aos candidatos, entre elas a garantia à educação de qualidade, direito a trabalho decente, saúde integral, cultura, esporte, lazer e tempo livre, a UBES também inicia as atividades representando a marca do movimento estudantil secundarista, como conta sobre o ato em Porto Alegre nesta quinta-feira (16), a diretora de Assistência Estudantil da UBES, Ana Carolini.

“A grande maioria dos jovens de Porto Alegre mora na periferia, sem acesso à políticas públicas que garantam efetivamente o acesso a seus direitos. Mesmo aos estudantes, existe ainda, em plena modernidade, muitos jovens fora das escolas que sofrem com falta de acesso à tecnologia, e às necessidades básicas. Por isso, vamos às ruas reafirmar nossa luta para garantia de comprometimento dos prefeitos e vereadores”, defende.

Completando a afirmativa, Ângela enfatiza o papel decisivo dos secundaristas durante as mobilizações. “Os estudantes sempre estão na linha de frente na cobrança das propostas eleitorais. Estamos em mais um momento de defender a bandeira do desenvolvimento com qualidade e participação para juventude. A tarefa é grande, o Conjuve acredita que é preciso pautar o Brasil para garantir as demandas dos nossos jovens, contando com o apoio dos grêmios estudantis, entidades municipais e estaduais junto à UBES nesta que será uma grande ação  nacional”.