Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

“Sem amplificadores”, por Ana Lúcia Velho
23 de agosto de 2013
Estudantes cearenses protestam por melhorias no ensino da rede pública
23 de agosto de 2013
Mostrar todos os posts

Comissão de Transportes e Trânsito da Câmara aprova Passe Livre Estudantil

A Comissão de Viação e Transportes aprovou na última quarta-feira (21),  projeto (PL 79/11) que cria o Programa Nacional do Passe Livre Estudantil. O programa beneficiará estudantes dos ensinos público e privado com a isenção total do pagamento de transporte público coletivo. A tarifa zero, pautada pela UBES como política pública fundamental para o acesso à educação, ganhou destaque nas manifestações nacionais no mês de junho.

Segundo a proposta, a União, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), vai conceder subvenção financeira, em caráter suplementar, ao Distrito Federal e aos municípios que aderirem ao programa.

O projeto determina que o repasse dos recursos financeiros será calculado com base no número de estudantes beneficiados pelo programa, observada a contrapartida do município ou do Distrito Federal.

Questionamentos ao projeto

O relator da proposta na comissão, deputado Washington Reis, disse que alguns pontos podem ser questionados no texto, mas nenhum deles é de responsabilidade da Comissão de Viação e Transportes.

O primeiro é a capacidade de o FNDE arcar com esse novo ônus que lhe é atribuído, o que deverá ser analisado pela Comissão de Finanças e Tributação.

O segundo é a imposição de tarefas ao Conselho Deliberativo do FNDE, o que pode ser considerado inconstitucional em uma proposta de iniciativa parlamentar. Essa análise deverá ser feita pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. O projeto prevê que o conselho deverá, anualmente, definir a forma de cálculo dos repasses; o valor a ser repassado ao Distrito Federal e ao município; a periodicidade dos repasses; e as instruções necessárias à execução do programa.

Tramitação

A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada ainda pelas comissões de Educação; Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Da Câmara Notícias