Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

EMPLACADO EM REGIME DE URGÊNCIA, ESTATUTO DA JUVENTUDE VAI A PLENÁRIO NA PRÓXIMA QUARTA (10) NO SENADO
4 de April de 2013
PAUTAS DA JORNADA NACIONAL DE LUTAS DA JUVENTUDE CHEGA À PRESIDENTA DILMA
5 de April de 2013
Mostrar todos os posts

JUVENTUDE DE CAXIAS DO SUL REALIZA GRANDE ATO EM JORNADA

Caxias_do_Sul (8)

Na última quarta-feira (3), a bússola apontou, com o clamor de mais de 2 mil jovens nas ruas, que a cidade de Caxias do Sul (RS) tem muito a ouvir de sua combatente juventude. Unidos com bandeiras de luta que dialogam com as pautas locais e nacionais, os jovens caxienses percorreram as ruas em marcha com palavras de ordem, instrumentos musicais, faixas e muita irreverência na mobilização que apresentou diversos motivos para levar todos para as ruas.

A manifestação começou por volta das 9 horas na Praça Dante Alighieri e percorreu a Avenida Júlio de Castilhos e Sinimbu, entre os presentes, os estudantes secundaristas se destacaram. Presidentes, e diretores de grêmios estudantis, estudantes de ensino técnico e de escolas públicas se organizaram entorno das bandeiras de luta. Muitas faixas evidenciaram como motivo principal melhorias no ensino, destacando a destinação de 100% dos royalties, 50% do Fundo Social do pré-sal e 10% do PIB para a educação.

Caxias_do_Sul (7)

A passeata se soma à Jornada de Lutas da Juventude Brasileira que acontece em todo o país; na versão do município, também foi destaque a valorização dos professores, democratização das mídias, melhor utilização do ensino politécnico e implantação de uma sede da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em Caxias. Professores sem preparo para trabalhar na nova proposta de ensino médio e redução da carga horária em disciplinas tradicionais foram apontadas pelos estudantes como pontos de destaque na exigência de melhorias na educação.

Para a diretora da UBES no estado, Ana Carolini, também estudantes da UFRS, as mobilização continuarão acontecendo. “Vimos nas ruas uma juventude de garra que cerrou os punhos e levantou o braço para a causa da educação, do trabalho digno para a juventude, por meios mais democráticos e políticas que beneficiem o povo que realmente são necessárias, mostrando nossa força e poder enquanto estudantes conscientes que podem conquistar muito mais do que os 10% do PIB. Tomamos as ruas e as redes e daremos continuidade a luta diária para que o Brasil seja mais democrático, mais social e mais justo”, afirmou.

Segundo entrevista do portal Radio Caxias com estudante Marcelo Degregori, representante do grêmio do Colégio Imigrante, “a manifestação deve continuar recolhendo assinaturas para dar suporte a um documento que será entregue ao governador do estado, Tarso Genro, onde estará descrita a situação da educação da região, incluindo as principais reivindicações da manifestação”.

Veja mais fotos no álbum da passeata aqui