Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Congresso da ABES comemora 10 anos de reconstrução da entidade
6 de dezembro de 2013
Do combate ao genocídio da juventude à luta contra os leilões do pré-sal, UBES convoca Jornada Nacional de Lutas 2014
9 de dezembro de 2013
Mostrar todos os posts

Movimento estudantil de Anápolis (GO) lança nota contra obras de terminal de ônibus que põe em risco patrimônio histórico da cidade

Manifestação é contra obras que coloca em risco estação tombada em 1991 como patrimônio histórico da cidade por se tratar de um dos meios de transportes fundamentais que levou o desenvolvimento ao centro-oeste de Goiás

Com a manifestação que surgiu nas redes sociais, secundaristas da União dos Estudantes Secundaristas de Anápolis (UESA), lançaram nota nesta sexta-feira (06/12) contra empresa que mantém a concessão do serviço público de transporte. A denúncia dos estudantes é contra as obras do chamado Terminal 2, que segundo os jovens obstruir a visibilidade da antiga estação  que fica ao lado do local.

Quem comenta é o presidente da UESA, Douglas Rodrigues, que defende a revitalização da estação como reconhecimento de seu valor histórico. “Esse é um dos importantes patrimônios do nosso município, já que o desenvolvimento do centro-oeste chegou por meio dos trilhos onde hoje se tem essa estação. A construção do terminal é irregular, obstrui e esconde a estação que já possui um projeto de revitalização para torná-la o Museu dos Imigrantes”, argumenta.

Como conta o jovem, o movimento estudantil saiu em defesa da construção e revitalização da já existente estação ferroviária tombada em 1991, enquanto o Terminal 2 teve seu início de construção sete anos depois, em 1998.

Leia a Carta na íntegra:

A União dos Estudantes Secundaristas vem através de nota defender a retirada imediata do terminal II da TCA das dependência da antiga estação ferroviária de Anápolis.

Temos em Anápolis um grande espaço histórico e valioso que futuramente poderá ser utilizado como forma de resgatar a história da cidade e recontá-la às nossas futuras gerações. Esse espaço tão importante para cidade atualmente encontra-se recoberto pela estrutura do terminal II da companhia que presta serviço do transporte público na cidade de Anápolis, que é a TCA.

A UESA vem por meio deste defender a retirada imediata daquela estrutura e demolição do terminal II da TCA, nossos estudantes tem anseios, anseios por cultura, esporte, lazer, além de existir um projeto de reformar e tornar a antiga estação ferroviária de Anápolis em um Museu. Com isso, nossos estudantes ganham em cultura e lazer. Não nos renderemos aos anseios dos grandes empresários donos da TCA. Um espaço que é do povo deve ao povo retornar.

Cultura e lazer também é educação e por isso a União dos Estudantes Secundaristas de Anápolis vem por meio deste defender a reforma da estação ferroviária para que seja usado por nossos estudantes e população em geral.

A estação ferroviária que atualmente está desativada fica na região central da cidade de Anápolis e foi construída em 1934 e tombada como patrimônio histórico e cultural de Anápolis em 1991. O terminal II foi construído em 1998, após o tombamento da estação ferroviária. A construção do terminal II obstrui e esconde toda estrutura histórica da estação ferroviária.

Quando falamos também da retirada do terminal II do centro, falamos também em mobilidade urbana já que será reduzido o número de ônibus que passarão pelo centro da cidade, trazendo fluidez ao transito caótico de Anápolis.

– Douglas Rodrigues Carvalho – Presidente da União dos Estudantes Secundaristas de Anápolis
– Jéssica Pereira Arantes – Vice-Presidente da União dos Estudantes Secundaristas de Anápolis

‪#‎UESA ‪#‎ForaTCA ‪#‎Estudantes ‪#‎QueremosOMuseuJá