Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Nota da UBES – Diretor regional de Pernambuco
12 de agosto de 2014
UNE 77 anos, um livro sem ponto final
12 de agosto de 2014
Mostrar todos os posts

1º Encontro de Grêmios de São Luís acontece no mês do estudante

O evento reunirá estudantes para discutir a educação no estado do Maranhão 

Um grêmio é uma organização formada por estudantes que buscam representar os interesses da maioria. Por intermédio dele os secundaristas discutem, criam e fortalecem inúmeras possibilidades de ação, tanto no ambiente escolar quanto na comunidade.

Com o objetivo de debater a educação na capital do estado, no dia 21 de agosto, às 14h, no Centro de Convenções do Multicenter Sebrae, acontece o 1° Encontro de Grêmios de São Luís (MA), organizado pela UBES.

Ao todo serão 22 escolas mobilizadas, dentre elas o Instituto Federal do Maranhão nos campus Centro Histórico, Monte Castelo e Maracanã; Centro Integrado Rio Anil (CINTRA), Liceu Maranhense, Centro de Ensino Governador Edison Lobão (CEGEL), Bernardo Coelho de Almeida, Fernando Perdigão, Coelho Neto, Bacelar Portela, Gonçalves Dias, Centro Educacional Municipal (CEM) 1 e 2, Centro de Ensino São José Operário (CESJO), Deyse Galvão, Almirante Tamandaré, Nerval Lebre Santiago, Joana Batista e Centro Educacional Municipal São Cristovão.

Uma das principais pautas a serem discutidas durante o encontro será a busca por melhorias na infraestrutura e em todo meio acadêmico das escolas maranhenses. Outra demanda que ganha destaque entre os secundaristas no encontro é o cumprimento da Lei do Grêmio Livre, responsável por garantir não só a livre fundação e organização dos estudantes, mas também sua atuação no ambiente escolar.

Segundo os secundaristas, as escolas maranhenses possuem problemas com infraestrutura, ausência de professores e falta de liberdade para atuação de grêmios estudantis. “Nossas escolas possuem uma estrutura muito precária, chove dentro das salas e alagam os corredores. Muitos banheiros estão destruídos, carteiras quebradas e frequentemente sofremos com a ausência de professores. Além disso, os grêmios não possuem democratização, as votações são boicotadas e até perseguições são comuns por aqui”, afirma Jaine Santos, diretora da UBES no Maranhão.

Festival e Plataforma Eleitoral

Antes do início do debate, haverá um festival de cultura com apresentações de teatro, ritmos como hip-hop, funk e música clássica, além das danças típicas maranhenses. Após o debate será elaborada uma plataforma eleitoral com reivindicações e metas propostas pelos estudantes, o documento será entregue aos candidatos do governo do estado Flávio Dino e Edison Lobão Filho.

Além dos candidatos, também estarão presentes o reitor do Instituto Federal do Maranhão, Roberto Brandão, todos os diretores das escolas mobilizadas e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das redes pública estadual e municipais do estado do Maranhão (Sinproesemma).

Da Redação