Estudantes de todos os cantos do estado da Bahia realizam solenidade de empossamento da nova gestão
Responsável por reunir as principais lideranças estudantis do estado da Bahia, a Associação Baiana Estudantil Secundarista (ABES) realizou na última quarta-feira, 30 de julho, a posse da nova diretoria da entidade. A cerimônia aconteceu no Colégio Estadual Severino Vieira, seguido da primeira reunião da Diretoria Plena que busca debater a educação da Bahia e os avanços dos últimos anos.
O evento contou com a presença de Bárbara Melo, presidenta da UBES; Wesley Machado, diretor de cultura da UBES; Rosa Nascimento, a diretora de mulheres da UBES; Rainer Wendell, secretário de Educação da Bahia; Caruzo Costa, presidente do Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE) e Marilene Beltro, diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB).
Na oportunidade foi oficialmente empossada a diretoria eleita em dezembro, no 6º ConAbes. À frente da ABES, o presidente Nadson Rodrigues, comenta o início de um novo cilco de lutas. “Eu acredito que a posse da ABES é um acontecimento que vai ficar na história do nosso estado. A posse serviu para mostrar que a ABES é muito representativa, que nós fazemos luta todo dia e estamos comprometidos em melhorar nossas escolas, deixando-as com a cara da nossa juventude”, comemorou.
Reunião da Diretoria Plena
Após a posse, os diretores da entidade em conjunto com outros estudantes, saíram em marcha pelas ruas da Bahia até a sede DO APLB, onde realizaram a primeira reunião da Diretoria Plena, que teve como uma das principais pautas a construção de uma plataforma eleitoral da entidade e o planejamento de gestão.
A ABES é uma entidade de históricas representações, que mobiliza estudantes de todos os cantos da Bahia há 69 anos. O evento de posse junto a primeira reunião da Diretoria Plena serviu para mostrar toda sua força e competência com as lutas da juventude, como afirma Beatriz Matos.
“Foi um momento muito marcante, conseguimos fortalecer nossa opinião sobre a educação e reafirmar nosso desejo de uma escola do século XXI. Ampliamos o alcance das nossas bandeiras dentro de diversos movimentos sociais e sindicais, onde os estudantes puderam gritar que querem uma escola muito mais democrática, sem machismo e sem homofobia”. A líder estudantil acentuou ainda a permanente pressão da ABES pelo passe livre e a reforma dentro das escolas.
Conheça as pautas políticas a ABES para o próximo biênio e as atividades do calendário.
PLANEJAMENTO DA ASSOCIAÇÃO BAIANA ESTUDANTIL SECUNDARISTA
Para saber mais sobre a ABES, acesse a página oficial da entidade no facebook.
Da Redação