Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

No calendário nacional, Goiás organiza Jornada de Lutas em Anápolis
31 de março de 2014
Relator fará videochat sobre PNE que será votado esta semana
1 de abril de 2014
Mostrar todos os posts

Ato na Federal do Ceará homenageia Edson Luís e dá início à Jornada

Com a temática “Ditadura nunca mais! A Juventude quer participar: Reforma Política Já”, catracas liberadas, ato da UBES e da UNE relembra 50 anos de luta dos estudantes e dá início às atividades da Jornada Nacional de Lutas da Juventude Cearense. Por Edson e outros milhares de sonhadores que deram suas vidas pelo direito à democracia do povo brasileiro

Na tarde desta sexta-feira (28/03), por iniciativa da UNE e UBES, os restaurantes universitários da Universidade Federal do Ceará (UFC) estiveram com entrada gratuita na hora do almoço, para rememorar a bravura de Edson Luís. Há 46 anos, o estudante secundarista Edson Luís de Lima Souto, então com 17 anos, foi morto pela Polícia Militar do Rio de Janeiro.

ATO 1º de Abril – “Ditadura nunca mais! A juventude quer participar: Reforma Política já!”

Nessa terça-feira (1º de Abril) acontece a partir das 8hs a concentração do ato na Praça Portugal. Com o tema “Ditadura nunca mais! A juventude quer participar: Reforma Política já!”, os jovens cearenses tomarão a cidade com forte representatividade dos movimentos juvenis.

Entre os organizadores da Jornada está a ACES, DCE UNIFOR, Enegrecer, FEAB, JPL, JS PDT, Kizomba, Marcha da Maconha, MLT, MMM, MST, UBES, UJS, UNE e UNEFORT.

EDSON LUÍS, PRESENTE!

Edson era um dos 300 estudantes que jantavam no restaurante estudantil do Calabouço, local que se transformou no principal ponto de mobilizações estudantis depois que o Regime Militar incendiou o prédio da União Nacional dos Estudantes (UNE), no final da tarde de 28 de março de 1968, quando o local foi invadido por policiais, em meio à tensão do quarto ano da Ditadura Militar no Brasil.

O estudante fazia uma manifestação por melhorias na alimentação, quando foi brutalmente atacado e morto pela Polícia Militar. Os estudantes conseguiram resgatar o corpo de Edson Luís, e o carregaram em passeata pelo centro do Rio até as escadarias da então Assembleia Legislativa. Edson Luís foi uma das primeiras vítima do Regime Militar!

A mobilização em torno da morte do estudante foi o estopim para a primeira grande manifestação pública daquele ano, que culminaria três meses depois na Marcha dos 100 mil. O evento foi um dos principais protestos contra a Ditadura Militar. E é por isso que neste dia 28 de março de 2014, em nome da Memória, Verdade e Justiça, lembramos desse triste fato para que NUNCA MAIS ACONTEÇA!!!

Por isso também que continuamos na luta pelo processo de democratização do país, este que ainda possui uma constituição que é resquício da ditadura! Na ocasião foi realizado um ato político rememorando os 50 anos do Golpe Militar e em prol da Reforma Política, onde os estudantes foram convocados para assinar abaixo assinado pela Reforma Política Ampla e Democrática, gerando amplo apoio pelos mesmos. O ato demarca o começo das Jornadas de Luta da Juventude no Ceará.

Jornada de Lutas da Juventude 2014 – UNE e UBES
Com Redação