Após pressionar em audiência pública por um projeto de passe livre irrestrito, juventude organiza para o próximo dia 9 de abril atividade lúdica contra violência e extermínio dos jovens anapolinos
Mais uma vez a pauta do passe livre estudantil leva a juventude às ruas de Goiás. No último dia 28/03 foi a vez dos secundaristas de Anápolis que ocuparam a Câmara Municipal durante audiência pública que debateu o projeto da nova política pública. Aprovada em julho de 2013, a mobilização dos jovens buscou no calendário de sua jornada manifestar insatisfação com o projeto considerado muito restrito para os objetivos de garantia de acesso aos jovens do município.
“O limite de passagens é de 48 passes mensais, oferecido apenas para estudantes que já recebem algum benefício do governo, dentre eles o Bolsa Família. A única solução seria um convênio entre a Prefeitura de Anápolis e o Governo de Goiás, medida imediatista e que não nos passou segurança, porém ainda seria a melhor saída para esse impasse do projeto”, comenta o presidente da União dos Estudantes Secundaristas de Anápolis (UESA), Douglas Rodrigues.
Segundo o líder estudantil, apesar dos entraves, a perspectiva é que o projeto continue em discussão com a sociedade civil até sua implementação. “Também elaboramos um manifesto proposto, imprimimos e distribuímos. Saímos da audiência ainda mais dispostos a novamente ocupar as ruas por essa bandeira central que é o passe!”.
O calendário da Jornada de Lutas da Juventude em Anápolis continua, agora com um ato lúdico que fará a discussão acerca da violência dirigida à juventude brasileira e anapolina de forma específica com a realização da 1ª Guerra de Balão D’Água. Organizado pelos estudantes do curso técnico de assistente de Produção Cultural do Instituto Federal de Goiás, o evento aberto ao público acontecerá no próximo dia 5 de abril, a partir das 14 horas com a participação dos estudantes.
Para participar é preciso apenas levar balões com água. Paralelamente, haverá atividades culturais como música e dança de rua produzidas por grupos juvenis da cidade.
Mais informações, acesse o evento