Contra o aumento, transporte de qualidade e passe livre, estudantes realizam manifestação unificada
Estudantes de Maceió realizaram na manhã desta quarta-feira (19/02) o movimento “Libera Catraca” em manifestação contra o aumento da passagem de ônibus. Os jovens se concentraram na Praça Deodoro e saíram em passeata pelas ruas do centro.
A passagem em Maceió, que hoje custa R$ 2,30, irá custar R$ 2,50 a partir do dia primeiro de março, segundo decisão do desembargador James Magalhães que concedeu à reivindicação da Associação dos Transportadores de Passageiros do Estado de Alagoas.
O presidente da Associação dos Estudantes Secundaristas de Alagoas (AESA), Pedro Mendes, disse que os estudantes deram seu recado em manifestações que permanecerão pressionando. “Assim como no ano passado, será mantida a mobilização e nas ruas derrubaremos o absurdo que é o aumento da passagem”.
Com o movimento “Libera Catraca” os estudantes realizaram várias falas em frente ao Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ), demonstrando o repudio à decisão do desembargador. Em seguida saíram pelas ruas do centro rumo à Rua do Comércio. “Também não abriremos mão da luta por um transporte público de qualidade e pelo passe livre estudantil”, confirmou Pedro.
Para o Diretor da UNE, Thiago Souza, “essa foi a primeira manifestação em resposta a posição tomada pelo TJ, trata-se de um protesto unificado”. Segundo o líder estudantil, é preciso que toda população se envolva. “Só com muita pressão poderemos impedir esse aumento”, finalizou.
Novas manifestações serão programadas e diversas entidades estão preparando as pautas de reivindicação que deverá ser entregue ao Ministério Publico do estado.
Yasmin Geovanne – Diretora de Comunicação da AESA.