Representantes da UBES, UNE e da UEE-SP, se reuniram nesta terça-feira (18) com o secretário de Educação do Estado de São Paulo, Hermam Woorwald. O encontro aconteceu depois de 17 anos sem diálogo entre estudantes e Estado.
O presidente da União Estadual dos Estudantes de São Paulo, Carlos Eduardo Siqueira Pinheiro, avaliou a reunião como positiva. “Depois de mais de uma década sustentando uma postura unilateral ficamos satisfeitos em retomar o diálogo, todos os gestores públicos deveriam cumprir esse compromisso em receber a sociedade para ouvir o que seus cidadãos e cidadãs têm a dizer. Os estudantes têm importantes contribuições para dar na retomada da qualidade de ensino em nosso Estado e a retomada deste canal é fundamental para isso”.
O secretário ressaltou a importância da valorização dos profissionais de educação para superar políticas verticais que os tornam objetos e não sujeitos do processo educacional. Destacou também que um dos desafios a que se propõe é transformar o sistema educacional de São Paulo em um dos melhores do mundo.
Os estudantes apresentaram ao secretário a necessidade de se construir um Plano Estadual de Educação em consonância com o Plano Nacional de Educação e das contribuições que as entidades estudantis junto a outras organizações do movimento educacional podem oferecer na sua elaboração.
Além disso, apresentaram o Projeto de Emenda Constitucional que vincula parte do Fundo Social do Pré-Sal para a Educação, Ciência e Tecnologia e Meio Ambiente e sua tramitação na Assembléia Legislativa de São Paulo. O Secretário, que antes era reitor da Unesp, recebeu a proposta positivamente e colocou a Secretaria a disposição para auxiliar no que for possível a tramitação da PEC do Pré-Sal.
Da redação do Vermelho com UEE-SP