Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Juventude indígena é protagonista em Seminário na Bahia
18 de agosto de 2014
Na terra de Sandino, UBES, UNE e ANPG falam de conquistas e desafios para educação
20 de agosto de 2014
Mostrar todos os posts

Congresso da OCLAE acontece no próximo dia 17, na Nicarágua

Principal encontro de estudantes da América Latina será realizado na Nicarágua

O 17º Congresso da Organização Continental Latino-Americana e Caribenha de Estudantes (OCLAE) será realizado de 17 a 23 de agosto de 2014, em Manágua, capital da Nicarágua.  Mais de cinco mil estudantes são esperados para o CLAE (Congresso Latino-Americano e Caribenho dos Estudantes), que elegerá a nova diretoria, definirá as resoluções, linhas de trabalho, bandeiras de luta e plataformas da entidade para o próximo período.

“É muito importante espaços como o OCLAE para fortalecer o debate internacional sobre a construção de uma educação pública de qualidade em todos os países e contra os grandes consórcios e empresários. É importante também para esclarecimentos da luta da juventude na América desde a luta contra a repressão aos movimentos sociais no Equador até o legado das jornadas de Junho”, comenta o diretor de Relações Internacionais da UBES, Rafael Figueira.

Nesta edição do CLAE serão debatidos temas relacionados ao fortalecimento do movimento estudantil e a sua unidade, além do cenário político da América Latina e do mundo. Junto ao Congresso será realizado ainda o 1º Encontro Latino-Americano e Caribenho de Mulheres da OCLAE.

Sobre o mérito do Congresso em reunir o maior número de representações estudantis do continente, para juntos definirem as plataformas e agendas comuns para o próximo biênio, a presidenta da UBES, Bárbara Melo, cita a possibilita de criar novos caminhos. “Somos nações irmãs criando uma nova ordem mundial clara e objetiva, na luta contra o imperialismo. Dialogamos entre governos democráticos e socialistas para que fiquem no passado os colonizadores e ganhem espaço o desenvolvimento, a democracia e a distribuição de renda”, comenta.

Em 2011, durante o 16º congresso da OCLAE, a UBES foi reeleita em seu Secretariado Geral na responsabilidade dos movimentos secundaristas em todo o continente.

Conheça a OCLAE

Fundada em 1966, a OCLAE representa 36 Federações Estudantis do continente americano, inclusive organizações do movimento estudantil secundarista, universitário e de pós-graduandos de 23 países, com mais de 150 milhões de membros. Seus principais objetivos de trabalho são: lutar pela erradicação do analfabetismo; a acessibilidade da educação, o bem estar estudantil e a igualdade na oferta de ensino; a defesa da autonomia universitária; a liberdade e a pluralidade na educação pública e gratuita; promover e desenvolver a solidariedade efetiva dos estudantes na sua luta contra o fascismo, o imperialismo, o colonialismo, o neocolonialismo, a fome, a injustiça social e qualquer conduta ou afirmação de que fere a dignidade humana e da unidade e integração latino-americana.

“Fomos protagonistas do processo de avanços que fortaleceu a integração da América Latina. A criação do Espaço Latino-Americano e Caribenho de Educação Superior (ELACES) vinculado a CELAC (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos) é uma oportunidade de consolidar este órgão definitivamente como um espaço multilateral do nosso continente e um avanço no sentido de colocar a educação a serviço da integração, convertendo a América Latina e o Caribe em uma região soberana na produção de conhecimento, ciência e tecnologia”, destacou o secretário-executivo da OCLAE, Mateus Fiorentini.

O encontro é aberto à participação de qualquer estudante e todos têm direito a voz. Os estudantes participam por meio de grupos de discussão, painéis e fóruns.

Serviço

O quê? 17º Congresso da Organização Continental Latino-Americano e Caribenha de Estudantes.
Onde? Manágua, Nicarágua.
Quanto? 17 a 23 de agosto de 2014.
Programação: aqui 
Informações: [email protected][email protected]

Página no facebook: https://www.facebook.com/17clae?fref=ts

Da Redação, com informações da UNE