ProUni beneficiará estudantes e professores a partir de janeiro
O prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB) lançou na manhã desta quinta-feira (2), o Programa Universidade Para Todos (ProUni Municipal). A previsão é de que 482 bolsas sejam ofertadas anualmente em faculdades particulares do Recife a partir de janeiro de 2015.
Terão direito ao benefício os estudantes que cursaram o ensino médio completo em alguma escola da rede municipal de ensino púbico ou privado com bolsa integral, que tiverem morado no Recife nos últimos três anos e com renda de até dois salários mínimos. Também é preciso que este seja o primeiro curso superior do estudante, que não poder estar cursando ou ter cursado nenhum curso superior.
Além dos 80% de vagas destinadas aos estudantes, os professores das escolas públicas do Recife poderão ocupar os outros 20% das vagas, visando a cursos de pedagogia e licenciatura. Para participar, é necessário que o estudante faça o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Para o diretor de Escolas Técnicas da UBES, Fillipe Matias, o ProUni serve para abrir portas para a população mais carente que busca uma formação. “Antigamente as universidades eram disponíveis somente para as classes mais abastadas, graças ao ProUni isso mudou. Hoje o programa oferece espaço para pessoas mais carentes, possibilitando a oportunidade de conquistar uma formação. A ampliação do ProUni é vital para dar acesso a população mais carente, consequentemente melhorando o desenvolvimento do país”.
Para aderir ao ProUni Municipal, as instituições de ensino superior devem estar localizadas no território geográfico do Recife. Além disso, é preciso que elas estejam em dia com o recolhimento de todos os tributos municipais e devidamente credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC).