Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Vitória da juventude em Pernambuco! Recife aprova passe livre
21 de maio de 2014
RJ: Ato por Eleições Limpas e Democráticas acontece na próxima segunda (26)
23 de maio de 2014
Mostrar todos os posts

ESTUDANTES E POPULAÇÃO DE BETIM PROTESTAM CONTRA O AUMENTO DA TARIFA DE ÔNIBUS

Aumento da passagem sem justificativas e lei aprovada do meio-passe estudantil que não sai do papel mobiliza população mineira

A União Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMES-Betim), juntamente com representantes da UBES, Grêmios Estudantis, DCE’s da PUC-Betim e do Pitágoras, organizações de juventude e demais pessoas da sociedade civil realizaram na Câmara Municipal uma manifestação com cartazes e apitaços, cobrando explicações pelo aumento no preço das passagens de ônibus da cidade.

Desde o domingo passado (18), a tarifa passou a custar R$ 2,85. Segundo Kenedy Alessandro (Diretor da UBES), não há justificativa para o aumento das passagens. “No ano passado, a juventude saiu às ruas para protestar contra o aumento na tarifa dos ônibus, e com muita luta a Prefeitura reduziu os impostos que incidiam sobre o preço dos bilhetes, então não há o porquê aumentarem a tarifa”, disse Kenedy.

Contrário ao aumento, o vereador Tiago Santana (PCdoB) já havia protocolado no inicio da reunião o requerimento 128/2014 para que seja feita uma Audiência Pública para discutir sobre o reajuste da tarifa de passagem do Transporte Público Coletivo em Betim. A solicitação da audiência foi aprovada pelos vereadores e a data marcada para a reunião é dia 29 de maio (quinta-feira) às 19 horas, no Plenário da Câmara. Serão convidados representantes do setor de transporte da TransBetim, da Empresa Viação Santa Edwiges, e da cooperativa do sistema de transporte complementar da cidade, além de secretários municipais e do Ministério Público. Foi solicitado que o Executivo Municipal apresente a planilha de custos que justifique o reajuste.

Meio-Passe estudantil ainda não é realidade

Os manifestantes cobraram ainda o Meio-Passe Estudantil, que no ano passado foi aprovado como lei municipal, mas ainda não recebeu investimentos para que saísse do papel. O Presidente da UMES Betim, Fernando Carlos, destaca que “ao invés de colocarem para funcionar a meia passagem, a Prefeitura aumenta o preço. Muitos pais não tem condições para pagar a passagem dos filhos que estudam em outros bairros, eles não podem simplesmente aumenta o preço, mas devem sim regulamentar o meio passe”.