Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Senadora sofre agressão verbal durante votação no Congresso
4 de dezembro de 2014
1º encontro de escolas técnicas da Paraíba acontece nessa sexta (5)
4 de dezembro de 2014
Mostrar todos os posts

Estudantes fazem ato contra aumento da passagem em Manaus

Com transporte público sucateado, juventude questiona reajuste e reivindica compromisso de investimento da prefeitura

Estudantes secundaristas e universitários realizaram nessa quarta-feira (3), ato em frente à Superintendência Municipal de Manaus (SMTU) contra o aumento das passagens na capital do Amazonas, ainda sem o valor definido. O anúncio foi feito em 27/11 pelo prefeito Arthur Neto que disse ser inevitável o reajuste.

Para os estudantes da UMES-Manaus, UBES, UNE e da escola Solon de Lucena, que realizaram a mobilização, atualmente a passagem custa R$ 2,75 e não reflete na qualidade do serviço oferecido à população.

Leonardo Ferreira, que participou da manifestação, avalia: “Se aumentar vai ficar muito pesado para o orçamento do meu pai”.

Por mais investimento no transporte coletivo

As bandeiras do ato contestaram também a volta do pagamento em dinheiro na catraca e a “tarifa domingueira” – em que os passageiros pagavam apenas R$ 1 aos domingos.

“O aumento não mostra nenhuma garantia de qualidade no transporte coletivo, temos ainda outras pautas. Mais do que a manutenção da tarifa, queremos a construção do metrô, faixas exclusivas de ônibus e sistema ferroviário em nossa cidade”, comenta o presidente da UMES, Lucas Pinheiro.

A universitária Dhyene Vieira falou sobre a importância da conscientização da população neste e nos próximos atos. “Queremos ônibus de qualidade, e não sucateado; queremos passe livre e não latas de sardinhas. Não podemos ficar calados enquanto os empresários do transporte enriquecem, vamos planejar e mobilizar para combater esse desrespeito”, conclui.

Da Redação