Com pautas definidas, UMES renova bandeiras de luta com eleição da nova diretoria
Recife sediou na última sexta-feira (06/06) o mais amplo espaço deliberativo de toda região metropolitana com o 13º Congresso da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco (UMES), no Auditório da Adufepe da Universidade Federal (UFPE). Os mais de 200 estudantes que discutiram ensino de qualidade e mais investimentos para educação também elegeram o novo presidente à frente da entidade para os próximos dois anos.
No ato de abertura estiveram presentes algumas personalidades como o coordenador Geral do SINPRO-PE, Jackson Bezerra; representante do SINTEPE, Valéria Silva; presidenta da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP), Melka Pinto; diretora da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Stephanny Vilela; diretor regional da UNE, Ivson Carlos; representante do movimento secundarista da JPTB, Neto Vasconcelos e a presidenta da UJS Pernambuco, Amanda Mello.
Temas nacionais foram amplamente debatidos no evento secundaristas, entre eles o Plano Nacional de Educação com 10% do PIB para o setor, passe livre, e a democratização nas escolas, entre outros. A juventude da região metropolitana teve a oportunidade de apresentar suas pautas durante quatro grupos de debate: assistência estudantil, reformulação do ensino médio, expansão dos IFs, contra o machismo, racismo e homofobia dentro das escolas.
Encerrados os grupos, foi votada a reformulação do estatuto da entidade, que foi construído por todos os estudantes na Plenária Final.
Entre as agendas do evento ocorreu a prestação de contas da antiga gestão e suas conquistas. Entre as vitórias do último período está o Passe Livre em Igarassu e Recife, a construção do IFPE de Jaboatão, que só pode se tornar realidade com ocupação da UJES, UMES e UBES na Câmara dos Vereadores.
Ao final do encontro foi eleita a nova direção para o biênio de 2014-2016; o secundarista Jairo Marques, de Paulista, passa a ser o novo presidente. Com a tese “Bloco Na Rua”, Jairo conhece a realidade do estudante na região metropolitana.
“Não muito diferente da realidade estadual e nacional, sabemos as reais transformações necessárias para educação pernambucana, por exemplo, a Reformulação do Ensino Médio. Sabemos as dificuldades enfrentadas no acesso à escola, contra o alto custo das passagens de ônibus. A luta permanente pelo Passe Livre Estadual será uns dos grandes desafios para os próximos dois anos”, afirma.
O processo democrático do 13º Congresso também elegeu como vice-regional o estudante Thiago Dantas do curso de eletroeletrônica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) Campus Garanhuns. “Vamos batalhar pra fortalecer e unificar o movimento estudantil, com atenção ao interior pra enfrentar as barreiras e discutir a educação de forma ampla, como também a expansão das universidades públicas e os IFs, para que sejam acessíveis à todos, principalmente à juventude vinda da escola pública”, disse Thiago.
Da Redação, com Comunicação da UMES