Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Eleições do grêmio no Colégio Estadual Central
18 de novembro de 2014
UBES divulga encaminhamentos do Seminário Nacional de Educação
18 de novembro de 2014
Mostrar todos os posts

PRONATEC: Nova fase, novos desafios

Debate aprofunda objetivos do programa que cumpre papel na expansão do ensino técnico

Para discutir a democratização do ensino técnico que passou por uma expansão sem precedentes nos últimos 12 anos, o debate que encerrou as mesas do Seminário Nacional de Educação da UBES discutiu nesta segunda-feira (17), o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC).

A rede profissional possui novas metas para o próximo período, o tema foi o eixo central da mesa composta por representantes da Diretoria de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica e coordenadora do PRONATEC no Ministério da Educação, Nilva Schroeder; presidenta da Fundação de Ensino de Contagem (FUNEC) de Minas Gerais, Karla Roque; presidenta da UBES, Bárbara Melo e o vice-presidente, Danilo Lopes.

Segundo Nilva, o PRONATEC é responsável por fazer a articulação com as secretarias de educação estaduais, distritais e ministérios. “É a articulação de políticas públicas de inclusão social para entender a demanda de cada região. A oferta de vagas gratuitas são oferecidas com todas as condições necessárias como auxílio alimentação, transporte, materiais utilizados no curso e uniforme”, explicou.

Novas perspectivas a 8,1 milhões de jovens

Um dos mecanismos da democratização do ensino profissionalizante, desde 2011 já abriu 8,1 milhões vagas em cursos técnicos, de formação inicial e continuada. Lançado inicialmente com 700 mil vagas, na rede federal atingiu 3 milhões de matrículas gratuitas de contribuição compulsória, sem recurso do Governo Federal.

“Minas Gerais não tem uma rede de ensino técnico estadual. A FUNEC sozinha atende o ensino regular e profissionalizante, de Contagem [MG], a demanda de 6 milhões de estudantes no ensino médio tendo como uma de suas lógicas o PRONATEC”, exemplifica Karla Roque.

Avanços esperados para 2018

– Ampliação do número de matrículas para 12 milhões de vagas;
– Flexibilização curricular;
– Estágio como compromisso da escola;
– Metas do PNE (elevação de escolaridade, redução das desigualdades, valorização da diversidade e dos profissionais da educação, ampliação do acesso ao ensino superior);
– Reforma curricular do ensino médio e formação dos professores.

O vice-presidente da UBES que também é estudante da rede FAETEC do Rio de Janeiro, Danilo Lopes, falou sobre a formação técnica para juventude. “Através do PRONATEC, o jovem brasileiro enxerga uma luz no fim do túnel, precisamos fortalecer cada vez mais a educação a curto prazo capaz de construir um legado para o país voltando os olhos para o investimento público com qualidade e continuidade”.

Veja demais intervenções dos estudantes no Facebook da UBES.

Abaixo confira o vídeo e saiba quem são as pessoas que tem prioridade no PRONATEC.


Da Redação

Saiba mais sobre curriculo aqui