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PRONATEC: Nova fase, novos desafios

Debate aprofunda objetivos do programa que cumpre papel na expansão do ensino técnico

Para discutir a democratização do ensino técnico que passou por uma expansão sem precedentes nos últimos 12 anos, o debate que encerrou as mesas do Seminário Nacional de Educação da UBES discutiu nesta segunda-feira (17), o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC).

A rede profissional possui novas metas para o próximo período, o tema foi o eixo central da mesa composta por representantes da Diretoria de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica e coordenadora do PRONATEC no Ministério da Educação, Nilva Schroeder; presidenta da Fundação de Ensino de Contagem (FUNEC) de Minas Gerais, Karla Roque; presidenta da UBES, Bárbara Melo e o vice-presidente, Danilo Lopes.

Segundo Nilva, o PRONATEC é responsável por fazer a articulação com as secretarias de educação estaduais, distritais e ministérios. “É a articulação de políticas públicas de inclusão social para entender a demanda de cada região. A oferta de vagas gratuitas são oferecidas com todas as condições necessárias como auxílio alimentação, transporte, materiais utilizados no curso e uniforme”, explicou.

Novas perspectivas a 8,1 milhões de jovens

Um dos mecanismos da democratização do ensino profissionalizante, desde 2011 já abriu 8,1 milhões vagas em cursos técnicos, de formação inicial e continuada. Lançado inicialmente com 700 mil vagas, na rede federal atingiu 3 milhões de matrículas gratuitas de contribuição compulsória, sem recurso do Governo Federal.

“Minas Gerais não tem uma rede de ensino técnico estadual. A FUNEC sozinha atende o ensino regular e profissionalizante, de Contagem [MG], a demanda de 6 milhões de estudantes no ensino médio tendo como uma de suas lógicas o PRONATEC”, exemplifica Karla Roque.

Avanços esperados para 2018

– Ampliação do número de matrículas para 12 milhões de vagas;
– Flexibilização curricular;
– Estágio como compromisso da escola;
– Metas do PNE (elevação de escolaridade, redução das desigualdades, valorização da diversidade e dos profissionais da educação, ampliação do acesso ao ensino superior);
– Reforma curricular do ensino médio e formação dos professores.

O vice-presidente da UBES que também é estudante da rede FAETEC do Rio de Janeiro, Danilo Lopes, falou sobre a formação técnica para juventude. “Através do PRONATEC, o jovem brasileiro enxerga uma luz no fim do túnel, precisamos fortalecer cada vez mais a educação a curto prazo capaz de construir um legado para o país voltando os olhos para o investimento público com qualidade e continuidade”.

Veja demais intervenções dos estudantes no Facebook da UBES.

Abaixo confira o vídeo e saiba quem são as pessoas que tem prioridade no PRONATEC.


Da Redação

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