Após reunir cerca de 300 secundaristas nos dias 16 e 17 de novembro, em Brasília, na véspera da Conferência Nacional de Educação (CONAE) a entidade delibera a pauta dos estudantes e indica posicionamento para educação nacional.
Na CONAE, a palavra de ordem dos estudantes é unificada pela reformulação do ensino médio. A UBES participará da conferência que começa nessa quarta-feira (19), a mesa que os secundaristas estarão terá como temática a democracia dentro das escolas. Uma tenda só para reunir os jovens dará espaço às oficinas e terá como tarefa incluir na programação do evento as resoluções aprovadas durante o seminário. Leia na íntegra o documento aprovado.
Na última semana, durante a votação do grêmio estudantil no Colégio Estadual Central, de Minas Gerais, um dos diretores da UBES agrediu a diretora de Comunicação da entidade. Uma carta de repúdio escrita pela Diretoria de Mulheres e apoiada por todos os participantes do seminário foi aprovada. Contra toda forma de opressão, violência e contra o machismo, acesse aqui a carta na íntegra.
Outros casos pontuais mobilizaram os secundaristas, especialmente a questão do autoritarismo nas escolas onde tem se tornado comum a falta de democracia e a arbitrariedade que impede e pune a tentativa de organização estudantil. Acompanhado do movimento por democracia nas escolas do Paraná, os estudantes redigiram uma carta de alcance nacional. Leia aqui.
Assim como todas estas resoluções foram aprovadas por unanimidade com voto dos diretores da UBES, o Seminário Nacional de Educação da UBES aprovou o Encontro Nacional de Escolas Técnicas da entidade a ser realizado no mês de janeiro, no Rio de Janeiro.
Da Redação
Saiba mais sobre curriculo aqui