Por Fabíola Loguercio
Passando em sala de aula no Colégio Elefante Branco – uma das principais escolas do movimento estudantil secundarista do país – fico emocionada.
Foi nessa escola que estudou o líder estudantil morto pela ditadura militar, Honestino Guimarães, que defendeu a democracia no Brasil; onde estudou também Cássia Eller, mulher e artista de grande trajetória que dispensa explicações. Dentro dessa escola que saiu e até hoje sai grandes líderes secundaristas, me vejo emocionada.
Ao conversar com os estudantes também vejo os problemas que enfrentamos nas salas de aula do Rio Grande do Sul. A escola está parada no tempo, não nos prepara para o mercado de trabalho, nem para a universidade e muito menos para a vida.
Tenho cada vez mais certeza de que precisamos transformar essa escola de uma vez por todas, para que tenha a nossa cara, que sua tecnologia dialogue com a juventude. Precisamos de uma REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO JÁ!
O Seminário de Educação da UBES veio com foco na construção de uma educação emancipadora e transformadora veio em um ótimo momento para organizar e dialogar com a juventude na construção de um documento que será entregue à presidenta e ao Ministério da Educação.
O documento feito por nós estudantes, em conjunto com os professores, nós que enfrentamos todos os dias diversos problemas em nossas escolas e sabemos o quão importante são essas reformas!
#UESDFconexãoComRS
#UBESeducação
#ReformulaçãoDoEnsinoMedioJá