Você sabe o que são os autos de resistência ou resistência seguida de morte ? São um mecanismo usado desde a ditadura militar, que serve para encobrir mortes cometidas por agentes do estado. Traduzindo: os policiais matam, mesmo quando estão de folga, e escrevem nos autos do crime que houve resistência à prisão. Isso faz com que os crimes não sejam investigados.
A UBES fez uma blitz hoje na Câmara dos Deputados para conversar com os parlamentares e encampar a luta pelo fim dos autos de resistência. O projeto de lei já existe. É o PL 4471/2014, de autoria dos deputados Paulo Teixeira (PT/SP), Fabio Trad (PMDB/MS), Delegado Protógones (PCdoB/SP) e Miro Teixeira (PDT/RJ). Leia o projeto aqui. O PL já passou pela Comissão de Constituição e Justiça e a Plenário para votação dos demais deputados, mas infelizmente ainda não foi votado.
Em conversa com os parlamentares, os militantes da UBES encontram simpatizantes a causa, como Paulo Teixeira e a deputada Jandhira Feghalli (PCdoB/RJ). Eles disseram estar comprometidos com a causa. Caso o PL seja aprovado, há uma grande possibilidade de que o projeto seja sancionado, pois em ato no bairro de Itaquera (SP), a presidenta Dilma Rousseff disse, em pronunciamento, será contra esta medida.
Chega de violência contra os jovens negros deste país!
Da Redação com Muda Mais