Vindos de diversos coletivos de juventude, mais de 5 mil jovens ocuparão Belo Horizonte em passeata. O ato será encerrado com a realização do Congresso da entidade secundarista
Desde 2012, os estudantes mineiros iniciaram um novo processo de reorganização das pautas do movimento estudantil, culminando na reconstrução da nova diretoria da União Colegial de Minas Gerais que marcará o encerramento da Jornada Estadual de Lutas da Juventude, no próximo dia 1º de abril. A concentração da jornada em Belo Horizonte acontecerá pela manhã na Praça Sete, quando mais de 5 mil jovens, de diferentes coletivos e pautas, iniciarão a passeata rumo à Praça da Liberdade.
Entre as diferentes pautas que reúne os anseios nacionais e locais da juventude, está a criação do Fundo Social do Minério, já que o estado é o maior produtor nacional, porém recebe apenas 2% do faturamento líquido sobre a exploração. Os estudantes também prometem ir às ruas para se posicionar contra a ação do governo que, por meio do programa Reinventando o Ensino Médio, pretende excluir o ensino médio no período noturno. Segundo o diretor da UBES no estado, Francisco Faria, estudar a noite é uma necessidade dos secundaristas que durante o dia realizam outras atividades. “A ação representa o risco de encerrar turmas em mais de 2 mil escolas” .
O Congresso da UCMG acontece no fechamento da jornada, fim de tarde da próxima sexta-feira. O diretor da UBES conta que “os mesmos grêmios estudantis que estão na mobilização da Jornada de Lutas do estado também estão empenhados na consolidação da entidade de base” que elegerá sua nova diretoria para os próximos dois anos.
A luta dos estudantes mineiros nunca parou, e a necessidade de firmar a nova diretoria da entidade que os represente a nível nacional colocou milhões de estudantes no circuito. O evento da Jornada estadual no facebook indica a pretensão da juventude em “ocupar a cidade, lutar por uma Minas Jovem, do tamanho dos nossos sonhos!”, rumo ao Congresso de Reconstrução da UCMG.
O QUÊ: 42° Congresso da UCMG
QUANDO: 1 de Abril |Terça-feira
ONDE: Feira Coberta do Padre Eustáquio | Rua Pará de Minas, 821 – Padre Eustáquio
PROGRAMAÇÃO:
9hs – Passeata “Educação em Minas não é levada à sério”
Concentração Praça Sete – Dispersão Praça da Liberdade
12hs – Partida dos delegados para a Feira Coberta do Padre Eustáquio
12hs – Almoço
14hs – Mesa de Abertura
16hs – Grupos de Debate
18hs – Penária Final
Acesse o evento no facebook e acompanhe mais informações.
Da Redação