Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Comissão da Verdade convoca para depor militares atuantes na Guerrilha do Araguaia
9 de September de 2014
Por que a reforma política democrática é uma luta dos estudantes?
10 de September de 2014
Mostrar todos os posts

#UBESEleições2014: O que você precisa saber sobre as eleições

As eleições estão se aproximando e as campanhas já foram iniciadas. Tire suas dúvidas sobre os cargos políticos

Nas eleições gerais que ocorreram no dia 5 de outubro de 2014, mais de 140 milhões de eleitores irão às urnas para eleger seus representantes. A votação deste ano acontece para decidir quem vai ocupar os cargos de presidente da República, governadores, senadores, deputados estaduais e federais, para os próximos quatro anos. Para que se faça uma boa escolha, o eleitor deve saber qual a real função de cada cargo político.

Por isso, durante todo o mês de setembro a UBES fará um especial sobre as Eleições 2014 especificando as funções de cada cargo governamental. Se você ainda tem dúvidas de qual governante cobrar quando sua escola precisa de reforma, ou o responsável por validar a lei do passe livre no seu município, fique de olho no nosso especial e saiba de quem cobrar.

A juventude constitui um dos maiores segmentos da população no Brasil e possui papel fundamental nas mudanças do País, por isso ter uma participação efetiva no processo eleitoral é primordial. “É muito importante que os jovens participem do processo eleitoral, entendam como funciona e pesquisem sobre os candidatos. A juventude faz a mudança!”, afirma o Diretor da UBES na Paraíba, André Alves.

Você pode e deve exigir dos governantes o cumprimento das leis e das promessas feitas durante das eleições. Para isso é importante ficar atento as informações sobre os candidatos, pois só assim é possível ter uma participação consciente nas decisões dos rumos do País.

Por uma democracia plena

Seja sob a simples forma de ação pessoal ou pela organização de instituições, a participação é a forma para alcançar a plena democracia. Só assim a população passa a atuar na tomada de decisões políticas, cobrando as ações do Estado e contestando políticas públicas deficientes.