Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

72% DOS ESTUDANTES DO ENSINO TÉCNICO DEPENDEM DE ÔNIBUS
24 de abril de 2015
UBES LANÇA NOTA CONTRA MANOBRA DO GOVERNADOR BETO RICHA
27 de abril de 2015
Mostrar todos os posts

50 anos da Globo é marcado por protestos em todo país

Movimentos sociais e sindicais se reuniram e denunciaram a parcialidade da emissora e sua herança da Ditadura.

Neste domingo — 26 de abril  — a Rede Globo de televisão completou 50 anos. A emissora nasceu fruto de uma concessão pública da ditadura militar. Não por coincidência completa meio século um ano após o Golpe Militar ter feito seu quinquagésimo aniversário.

O ano passado foi marcado por atos de descomemoração do golpe, nesse ano, entidades e movimentos sociais denunciam a emissora que apoiou o regime militar e que, até hoje, serve aos interesses do poder econômico.

Nesse domingo, foram realizadas manifestações em Brasília (DF), São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG), em frente às respectivas sedes da emissora, em Recife (PE), na Praça do Arsenal e em Porto Alegre (RS), nos Arcos da Redenção, e Bagé (RS), na Praça dos Esportes.

Os eventos compõem o calendário de Descomemoração do Aniversário da Rede Globo e continuarão durante o mês em outros estados. Em Curitiba/PR, o ato público está marcado para essa segunda-feira (27).

Além dos atos, estão sendo organizados seminários, rodas de conversas, aulas públicas e debates sobre a mídia no país, atentando à representatividade dos negros, mulheres e à cobertura das pautas populares, além da importância da democratização dos meios de comunicação.

Os movimentos sociais, sindicais e diversas entidades também lançaram um manifesto “50 Anos da TV Globo: Vamos descomemorar” que pontua a postura da emissora na cobertura jornalística de movimentos sociais e denuncia a sonegação de impostos da empresa. Mais de 50 entidades e movimentos sociais assinam o documento, entre eles MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), CUT (Central Única dos Trabalhadores), Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, UNE (União Nacional dos Estudantes) e UBES.

Por Larissa Gould dos Jornalistas Livres
Foto: Sérgio Silva / Jornalistas Livres