Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

50 anos da Globo é marcado por protestos em todo país
27 de abril de 2015
MG: 14º Congresso da UMES-Betim renova lutas
27 de abril de 2015
Mostrar todos os posts

UBES LANÇA NOTA CONTRA MANOBRA DO GOVERNADOR BETO RICHA

Estudantes declaram apoio aos professores que retoma​ra​m greve por tempo indeterminado 

Contra manobra que ameaça cortar direito dos servidores paranaenses, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) lança nota de repúdio ao governo do Paraná que pretende votar,​ até a próxima quinta-feira (30/04), dois projetos de programa de ajuste fiscal. Entre as modificações propostas está a migração de 33.556 beneficiários com 73 anos ou mais, do Fundo Financeiro, para o Fundo Previdenciário — constituído a partir de contribuições dos servidores e do poder público.

A tentativa do governador Beto Richa (PSDB) representa um corte de 125 milhões de reais na previdência, e não agradou os profissionais da educação. Após greve de 29 dias no mês de fevereiro, a categoria decidiu em assembleia no último sábado (25) retomar a paralisação para impedir retrocessos.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato), a manobra do governo não dialoga com os encaminhamentos acordados durante a última negociação. Apesar de ter barrado a votação do “Pacotaço”, conjunto de medidas que propõe retirada de uma série de direitos do funcionalismo público, há uma nova luta pela frente.

“A migração dos fundos é uma das medidas do ‘Pacotaço’. Na última greve derrubamos o que alterava a vida funcional dos servidores e acordamos em manter esta pauta sobre a previdência para o debate, porém o governo quebrou o acordo e não houve negociação”, declarou a assessoria de comunicação do APP.

Em nota, os estudantes também se posicionam contra operação comandada por Richa, na qual um cordão de isolamento formado por policiais militares cercará a Assembleia durante toda semana. A tentativa é impedir aproximação de manifestantes. No estado, a União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES) também entrou no judiciário para contestar e garantir o direito a livre manifestação.

NOTA DE REPUDIO AO GOVERNO BETO RICHA

APOIO À GREVE DA EDUCAÇÃO NO PARANÁ!

A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) vem através desta nota repudiar as ações que o Governador Beto Richa (PSDB) vem tomando em conjunto com a Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP). Nós da UBES declaramos total apoio à greve dos educadores e educadoras paranaenses contra o governo que não respeita a educação e os estudantes.

O projeto de lei que altera a previdência está tramitando na Assembleia Legislativa do Paraná (ALESP), com as seguintes propostas: Paridade na composição do conselho de administração e aporte do governo: R$ 1 bilhão em royalties de Itaipu a partir de 2021, mais valores que sobrariam do Fundo Financeiro a partir de 2030.

Essas emendas foram propostas pelos servidores e acatadas pelo governo, porém 33 mil aposentadas/os e pensionistas com mais de 73 anos migrarão para o fundo previdenciário, fazendo com que o governo deixe de depositar mensalmente 125 milhões de reais para o Fundo Financeiro. Mudanças como a previdência complementar e retroatividade para janeiro de 2015 estão em questão.

Queremos mais tempo para o debate, os sindicatos tem outra proposta para a previdência, cabendo ao governo respeitar e debater.

A gestão destruiu o nosso estado, não há nem mesmo dinheiro para pagar os servidores, fazendo assim o uso da força policial para proteger a votação, como se os professores não tivessem o direito de entrar na “Casa do Povo”. A repressão começou!

Todas e todos estamos na Luta! Em defesa da escola pública, dos estudantes e educadores! Esse projeto de lei não passará sobre nós e sobre nossa resistência!  É greve geral na educação estadual!

Declaramos também todo o nosso apoio ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP) que sempre está à frente das lutas importantes do nosso estado. Também parabenizamos pelo aniversário do sindicato que há 68 anos está baços dados com os trabalhadores, unidos pela educação!

DIRETORIA DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS DA UBES