Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

UBES LANÇA NOTA CONTRA MANOBRA DO GOVERNADOR BETO RICHA
27 de abril de 2015
INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ COMPÕE A JORNADA DE LUTAS PELO ENSINO TÉCNICO
28 de abril de 2015
Mostrar todos os posts

MG: 14º Congresso da UMES-Betim renova lutas

Fórum secundarista debate desafios do próximo período e define nova diretoria

Renovando as lutas dos secundaristas mineiros, no último domingo (26/04), aconteceu o 14º Congresso da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Betim, o Conumes. Com a participação de 200 estudantes e representantes do movimento estudantil, o fórum máximo de representação dos secundaristas no município discutiu temas ligados à juventude e o novo período de lutas da entidade.

Entre os assuntos esteve o debate sobre a redução da maioridade penal e o posicionamento dos estudantes contra a criminalização dos jovens, reformas estruturais na política brasileira, e o ensino técnico. Também foram abordados temas pontuais e específicos de cada região.

Encerrando sua gestão, o secundarista que atuou na presidência da entidade entre 2013 e 2015, Fernando Macieira, comenta o encerramento de um intenso período de atividades. Entre a reconstrução da União Colegial dos Estudantes (UCMG) e a Jornada Estadual de Lutas pelo meio passe que passou por doze escolas, o estudante destaca o fortalecimento da UMES-Betim.

“Mostramos à população a importância e o protagonismo da luta estudantil. No final desse mesmo ano, realizamos uma passeata que culminou em um acampamento na porta da Câmara Municipal durante três dias, onde queimamos o boneco do atual prefeito, em protesto à falta de compromisso com a educação da nossa cidade”, relembra Fernando.

Conquistas como a ampliação dos passes escolares em 32,6% em toda cidade também foi resultado das mobilizações encabeçadas pela gestão que se renova no Conumes.

O estudante eleito para presidir a UMES-Betim nos próximos dois anos é o jovem Philipe Ferreira, que comenta o resultado da votação. “Uma das surpresas agradáveis de todo processo foi o fato de 70% da nova direção ser composta por mulheres, fortalecendo o nosso debate de paridade de gênero e de que lugar de mulher é em todos os espaços. Reafirmamos desde já que as tentativas opressoras e ditatoriais de muitos diretores não irão silenciar o movimento estudantil, não aceitaremos retrocessos, nenhum passo atrás, nenhum direito a menos”, declarou.

Da Redação.