Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

MG: 14º Congresso da UMES-Betim renova lutas
27 de abril de 2015
Brasil “amanhece” contra à redução da maioridade penal
29 de abril de 2015
Mostrar todos os posts

INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ COMPÕE A JORNADA DE LUTAS PELO ENSINO TÉCNICO

Estudantes organizaram ato​ por melhorias na estrutura e ​pela ampliação das políticas de permanência

A última quinta-feira (23/04) foi dia de mobilização no Instituto Federal do Pará (IFPA). No campus Belém, os secundaristas organizaram a etapa estadual da Jornada Nacional de Lutas pelo Ensino Técnico na expectativa de buscar melhorias no prédio do instituto que está com obras atrasadas.

“É um prédio centenário​.​​ Além do mais, as obras estão paradas há três anos. Precisamos resolver o problema do ginásio, que tem muita qualidade, mas permanece com a academia e a piscina desativados”, ​observa ​o diretor da UBES no Estado, Rafael da Silva.

Segundo Rafael, as políticas de assistência estudantil também estão entre as principais reivindicações dos estudantes. Ele conta que a demanda por alimentação e transporte é um dos gargalos para o acesso ao ensino técnico na capital.

“Falamos do passe livre estudantil e da criação do bandejão​. São necessidades básicas que precisam ser atendidas, já que boa parte dos estudantes não recebem a bolsa de assistência estudantil. O campus fica no centro, mas a maioria dos estudante são da periferia, pagam transporte todo dia para frequentar as aulas. Há muitos que estudam em período integral e acabam sem ter refeição, pois falta dinheiro para comprar lanche na cantina​,​ que é a única opção”, explicou.

Para Rafael, a atividade serviu também para chamar atenção dos professores e da reitoria, “uma oportunidade de entender a realidade dos estudantes do IFPA”, disse.

Com apoio de universitários da Universidade Federal do Pará (UFPA), do campus Bragança, a Jornada também realizou panfleta​ge​m para ampliar o alcance das reclamações estudantis.

 Da Redação.