Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ COMPÕE A JORNADA DE LUTAS PELO ENSINO TÉCNICO
28 de abril de 2015
Professores do Paraná resistem a desmonte de previdência e são recebidos por truculência policial
29 de abril de 2015
Mostrar todos os posts

Brasil “amanhece” contra à redução da maioridade penal

Ato leva diversos estados a realizarem intervenções contra a redução

Mobilizado através das redes sociais, o movimento “Amanhecer Contra a Redução” tomou ruas, praças e avenidas de diversos estados brasileiros na madrugada desta terça-feira (29) com ações contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 171, que prevê a diminuição da maioridade penal de 18 para 16 anos. De acordo com organizadores, mais de 300 praças receberam intervenções.

Estamos vivenciando um cenário de violência constante e parte conservadora do Congresso Nacional com forte apoio das grandes mídias tentam colocar o jovem como o principal responsável por essa crescente, mas na verdade, ela é a maior vítima dela. De acordo com dados da Anistia Internacional do Brasil, morrem 82 jovens por dia, entre eles 77% são negros.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) indica que apenas 1% dos homicídios no Brasil são cometidos por adolescentes. “Nós precisamos inverter essa lógica de apontar apenas o efeito e não a causa do problema, problema esse que tem raízes profundas de um sistema que apresenta uma crescente desigualdade social”, afirma a Presidenta da União Municipal dos Estudantes Secundarista de Chapecó (UMES), Talia Leite.

O Amanhecer Contra a Redução busca esclarecer a visão da população e garantir a proteção dos nossos jovens, o movimento convocou à todos para participarem das intervenções realizadas inicialmente em praças de todo país através de cartazes, grafites, bandeiras e camisetas fazendo com que cidades de todo país amanhecessem contra a redução da maioridade penal.

O Amanhecer Contra a Redução foi inspirado em um movimento uruguaio chamado de No A La Baja, que em 2014, através de intervenções culturais conseguiu sensibilizar a população para votar contrária a proposta de redução da maioridade penal durante um plebiscito, pesquisas apontavam que a redução seria aprovada pela maioria, mas acabou sendo rejeitada por 53% dos consultados.

Da Redação.