Em Pernambuco, programação segue até a próxima sexta (29)
Nesta terça-feira (26), aconteceu na cidade de Olinda (PE), a cerimônia de abertura do III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (FMEPT). Com o tema “Diversidade, cidadania e inovação”, o evento já atingiu a marca de 23 mil inscritos.
Palestras, debates, exposições e feiras de ciências dão corpo à programação que segue até a próxima sexta-feira (29), no Centro de Convenções de Recife.
A presidenta da UBES, Bárbara Melo, destacou a expectativa dos estudantes. “Esperamos reafirmar o papel do ensino tecnológico na pesquisa, para soberania nacional e também na formação do povo brasileiro. Esperamos avançar no princípio da democracia, no compromisso do país em ampliar as verbas de assistência estudantil, as vagas, o número de campi e gerar mais oportunidades de ingressar na formação”, pontuou.
A reitora do IFPE, Cláudia Sancil, enfatizou o papel do fórum temático. “A intenção é que possamos, através das políticas públicas e discussões, apresentar uma carta de propostas ao governo. Durante esses dias, Pernambuco vai indicando alternativas para um país cada vez melhor, tendo como via a educação”, afirmou a professora.
EDUCAÇÃO PARA O EMPODERAMENTO
Sobre a formação profissionalizante e o ensino tecnológico, o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, ao lado do secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Feres, ressaltou que é preciso maior integração com o ensino médio.
“Os institutos federais estão aqui presentes para definir as metas de investimento para os próximos anos, trabalho importante para desenvolver e ampliar a integração do ensino médio”, disse. “Nós, do fórum, abrimos o espaço de discussão para que outros países contribuam. É extremamente importante darmos apoio aos professores, estudantes e funcionários, para que todos os estados brasileiros consigam alcançar suas metas”, acentuou o ministro ao falar da destinação do PIB para o setor.
Representando o Conselho Internacional do Fórum Mundial de Educação, o secretário municipal de Educação do Rio Grande do Sul, Eliezer Pacheco, defendeu uma reforma profunda, com ênfase no ensino médio integrado. “Discutir educação profissional tecnológica é discutir soberania, por isso, precisa fazer parte de um projeto político, democrático e popular de desenvolvimento”, comentou ao indicar o papel central e estratégico dos institutos federais para melhorar o ensino básico.
Na programação do Fórum há a participação de cerca de 25 escolas técnicas e 35 campi dos IFs de diversos estados. Lideranças secundaristas pretendem colocar sua opinião sobre as diretrizes da educação técnica e profissionalizante.
“É um espaço importante para os estudantes do Brasil, há muitas autoridades da educação para escutar da juventude e saber quais são as mazelas. A expectativa é ajudar a colocar nossa opinião sobre a plataforma que queremos construir para o ensino técnico”, avaliou o presidente da UMES-Recife, Jairo Marques.
O mesmo disse o presidente a União Estadual do Espírito Santo, Luiz Felipe Costa. “Vamos vivenciar aqui a diversidade da rede federal composta por estudantes interessados em participar das discussões sobre o ensino técnico. Poderemos debater os principais gargalos da educação e pautar as melhorias necessárias para cada escola técnica federal”, concluiu.
Para mais informações, acesse a página oficial do Fórum aqui.
Suevelin Cinti, de Olinda.