Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

ABERTURA DO FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA ACONTECE COM MAIS DE 23 MIL INSCRITOS
27 de May de 2015
FÓRUM DEBATE O PAPEL DA REDE TÉCNICA PARA ELEVAR ESCOLARIDADE
28 de May de 2015
Mostrar todos os posts

Estudantes protagonizarão eleições de líderes de classe na Bahia

Podem participar todos os estudantes da rede estadual matriculados regularmente, de qualquer série ou modalidade

Os estudantes baianos da rede estadual de​ ensino protagonizarão um momento histórico no Estado​. Entre quarta-feira (27) ​e sexta-feira (29), os secundaristas irão eleger seus líderes de classe, durante uma eleição geral promovida pela Secretaria da Educação.

Em busca de intensificar a participação dos jovens nas atividades realizadas nas instituições de ensino e contribuir para uma gestão mais democrática, a iniciativa faz parte do Programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação. Serão escolhidos, em todo o Estado, mais de 20 mil representantes de turma.

Nos dias que antecederam as eleições, estudantes que lançaram suas candidaturas estiveram mobilizados ativamente, dinamizando o ambiente escolar por meio de seminários, palestras e produção de painéis informativos. Esse é o caso do Colégio Estadual Rômulo Almeida, localizado no Imbuí, que ao todo contará com 78 representantes, nos três turnos, entre líderes e vice-líderes, que atuarão como porta-vozes das turmas, junto aos gestores da escola.

De acordo com o presidente da Associação Baiana Estudantil Secundarista (ABES), Nadson Rodrigues​,​ as eleições para líderes de classe é um contato inicial do estudante com a política​.​ “Valorizo as representações de turma, acho que esse pode ser o primeiro contato do estudante no meio político. A liderança de sala deve provocar nos estudantes o sentimento coletivo por uma educação melhor”, ressaltou.

Podem participar das eleições para líderes de classe, todos os estudantes da rede estadual matriculados regularmente, de qualquer série ou modalidade. A Secretaria de Educação também vai promover a escolha de dois representantes (líder e vice-líder), por unidade escolar, para compor uma coordenação. Estes representantes participarão de encontros municipais e regionais onde serão discutidas propostas de trabalho relacionadas à juventude.

Da Redação, com informações do Governo do Estado da Bahia.

Foto: Claudionor Jr.