Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Capital do Rio de Janeiro sediará 13º ENET
20 de janeiro de 2015
ENET: Entrevista com Diretor de Escolas Técnicas, Fillipe Matias
21 de janeiro de 2015
Mostrar todos os posts

Com ‘catracaço’, protesto denuncia aumento superfaturado nas tarifas de Sergipe

Estudantes reivindicam auditoria para verificar os índices do reajuste

Estudantes, movimentos sociais e de juventude têm realizado nas últimas sextas-feiras de janeiro (dias 2, 9, 16) atos contra o aumento da tarifa de ônibus em Sergipe. Com a acusação de superfaturamento nas planilhas, novas atividades estão agendadas pelo movimento que tem ocupado as ruas para pressionar a prefeitura a se posicionar sobre o reajuste na capital e região metropolitana.

Os protestos denunciam o aumento de R$ 2,35 para R$ 2,70 através de projeto de lei apresentado aos parlamentares na noite do dia 16 de dezembro e votado no dia seguinte na Câmara de Aracaju, sem prévia consulta da população.

Os estudantes acreditam que houve superfaturamento no valor, segundo o diretor da UBES no estado, Jonathan Hora, as mobilizações têm passado por escolas e terminais de ônibus para unificar a pauta de reivindicação, cobrar a prefeitura e os órgãos reguladores da tarifa.

“Os vereadores fizeram a votação da noite para o dia. Não houve tempo suficiente para análise de todos. Queremos uma auditoria com o prefeito para apurar denúncias como temos visto, onde planilhas apresentam custo de três funcionários em um único micro-ônibus”, denunciou o jovem.

Sexta contra o aumento

Após reuniões aos domingos com estudantes da UBES, Universidade Federal de Sergipe (UFS), movimentos sociais e de juventude todos vão às ruas. Na última sexta-feira (16) os manifestantes não foram recebidos na prefeitura e ocuparam o terminal integral da capital, seguindo em passeata à UFS. No terminal de São Cristóvão, em frente à instituição de ensino, organizaram um “catracaço” liberando as catracas para toda população.

Na próxima sexta-feira (23) nova programação do movimento do estado passará por escolas e terminais integrados.

Da Redação