Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Especial #ReduçãoNãoéSolução: A realidade da fundação casa
15 de maio de 2015
CARTILHA: 15 PONTOS PARA MUDAR A EDUCAÇÃO BRASILEIRA
18 de maio de 2015
Mostrar todos os posts

DUQUE DE CAIXAS INSTITUI ELEIÇÃO DIRETA PARA DIRETOR

Em cidade do Rio de Janeiro, estudantes, pais e professores poderão eleger gestores escolares através do voto

As lutas estudantis avançam na região metropolitana do Rio de Janeiro. Na última segunda-feira (11/05), a Prefeitura da cidade Duque de Caxias assinou o Decreto Municipal nº 6542/15 que institui eleição direta para escolha de diretores e vice-diretores nas escolas municipais e creches.

Com a regulamentação, as primeiras eleições acontecerão em novembro por voto direto, secreto e facultativo. O processo ocorrerá em todas as unidades escolares por meio da escolha de chapas. Terão direito ao voto os estudantes regularmente matriculados nas unidades de ensino a partir do 6º ano, responsável legal dos estudantes da Educação Infantil ao 5º ano de escolaridade e servidores públicos municipais (professores e funcionários).

“Desde 2010, quando foi aprovado o plano municipal de educação, essa já era proposta do movimento estudantil. Com o apoio dos conselhos escolares e um amplo processo de diálogo entre a Secretaria de Educação e a juventude, os estudantes conquistaram essa vitória”, destacou o ex-diretor da UBES e coordenador de juventude da Prefeitura, Luís Moreira.

Para o presidente da Associação Municipal dos Estudantes Secundaristas do Rio de Janeiro (AMES), João Neto, o direito de eleger o diretor nas escolas está entre as bandeiras centrais do movimento estudantil. “É um passo muito importante que Duque de Caxias dá e que reverberará politicamente para as demais cidades do estado. Representa um avanço no sentido da reforma do ensino médio com democracia, pois achamos que além de participar do grêmio e do conselho escolar, é fundamental que os estudantes ajudem a escolher quem irá dirigir a escola nos dois anos de gestão”, explica João.

Na visão do subsecretário de Planejamento e Projetos Educacionais, professor Moisés Silva, “o processo de escolha dos gestores é o primeiro passo para a escola construir espaços democráticos e de construção coletiva das decisões, ações e do planejamento das unidades escolares”, afirma.

Da Redação.