Terceiro dia do ENET recebe mesa de debate sobre os principais desafios dos IF’s
Durante mais um dia do #ENETdaUBES, estudantes de todo país se reuniram hoje, 3 de fevereiro, no auditório da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para debater os principais desafios e conquistas dos Institutos Federais acerca do ensino tecnológico.
A mesa de debate cordenada pelo Diretor de Escolas Técnicas da UBES, Fillipe Matias, contou com presença do professor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Luciano Rezende e da reitora do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Maria Clara. Durante o debate os convidados responderam questionamentos dos secundaristas e incentivaram às lutas do movimento estudantil.
De acordo com o Professor do IFF, Luciano Rezende, o corporativismo precisa ser enfrentado para conseguirmos avanços na questão educacional do nosso país. “A educação se tornou um balcão de negócios, é necessário que os estudantes saiam às ruas, montem grêmios e participem de conselhos para exigir uma educação presencial e de qualidade”.
Rezende também citou algumas conquistas dos estudantes como a assistência estudantil que foi resultado de muitas lutas em busca de expansão e inclusão nos Institutos Federais. Além disso, destacar a importância de investir em capacitação, visando o interesse profissional.
Para a reitora do IFSC, Maria Clara, ainda existe muito preconceito com os cursos tecnológicos. “É necessário colocar fim a essa visão de que o ensino técnico é inferior e exigir um comprometimento com a qualidade e expansão dos institutos, de forma que atenda todas as regiões do país e isso só será possível através das mobilizações dos estudantes”.
Da Redação