Secundaristas defendem valorização dos profissionais da educação como meio de melhorar ensino do estado
Pela valorização dos profissionais da educação, nesta quinta-feira (23/04), em João Pessoa (PB), os estudantes participaram da assembleia geral que definiu a continuidade da greve deflagrada pelos professores da rede estadual. A paralisação iniciada no dia 1º de abril reivindica reajuste salarial, plano de carreira e eleições em todas as escolas do estado.
Durante o ato que seguiu em passeata rumo à Assembleia Legislativa, a juventude chamou atenção para as pautas estudantis. Secundaristas da Associação dos Estudantes Secundaristas da Paraíba (AESP) e da UBES destacaram a luta pelo passe livre irrestrito, a reformulação do Ensino Médio e a valorização dos professores.
“O atual modelo de escola que temos na Paraíba ainda é atrasado. Precisamos da reformulação do ensino médio, um projeto novo que repense a escola e a importância de valorizar os professores. Sem eles, os maiores prejudicados serão os estudantes”, declara o diretor da UBES no estado, André Alves.
No final da passeata, uma comissão de deputados recebeu representantes da categoria, na tentativa de intermediar o diálogo com o governo. O governador Ricardo Coutinho (PSB) se nega a negociar com os professores.
Em busca de respostas para as pautas da paralisação, em todo estado acontecem assembleias regionais com os professores. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba (Sintep-PB), problemas graves afetam as escolas, entre eles, o fato de não haver equipe pedagógica em nenhum dos colégios da rede estadual.
“Desde novembro do ano passado nosso sindicato tentou dialogar com o governo, protocolando pedido de audiência, e não foi atendido. Nosso movimento decidiu pelas paralisações, visitas às escolas, assembleias nas 12 regionais, mas o governo não apresentou nada concretamente, forçando a categoria a entrar em greve por unanimidade”, diz o Sintep em nota pública.
A mobilização continua na próxima semana. Na quarta-feira (29) acontecerá uma assembleia regional e na quinta-feira (30) uma assembleia geral que acontecerá em frente o Liceu Paraibano, na capital João Pessoa.
Suevelin Cinti, da Redação.