Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Ato em apoio à greve dos professores movimenta jornada em Pernambuco
24 de abril de 2015
72% DOS ESTUDANTES DO ENSINO TÉCNICO DEPENDEM DE ÔNIBUS
24 de abril de 2015
Mostrar todos os posts

ESTUDANTES APOIAM GREVE DOS PROFESSORES NA PARAÍBA

Secundaristas defendem valorização dos profissionais da educação como meio de melhorar ensino do estado

Pela valorização dos profissionais da educação, nesta quinta-feira (23/04), em João Pessoa (PB), os estudantes participaram da assembleia geral que definiu a continuidade da greve deflagrada pelos professores da rede estadual. A paralisação iniciada no dia 1º de abril reivindica reajuste salarial, plano de carreira e eleições em todas as escolas do estado.

Durante o ato que seguiu em passeata rumo à Assembleia Legislativa, a juventude chamou atenção para as pautas estudantis. Secundaristas da Associação dos Estudantes Secundaristas da Paraíba (AESP) e da UBES destacaram a luta pelo passe livre irrestrito, a reformulação do ​E​nsino ​Médio e a valorização dos professores.

“O atual modelo de escola que temos na Paraíba ainda é atrasado. Precisamos da reformulação do ensino médio, um projeto novo que repense a escola e a importância de valorizar os professores. Sem eles, os maiores prejudicados serão os estudantes”, declara o diretor da UBES no estado, André Alves.

No final da passeata, uma comissão de deputados recebeu representantes da categoria, na tentativa de intermediar o diálogo com o governo​. O governador Ricardo Coutinho (PSB) se nega a negociar com os professores.

LUTA PARA MUDAR A EDUCAÇÃO

Em busca de respostas para as pautas da paralisação, em todo estado acontecem assembleias regionais com os professores. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba (Sintep-PB), problemas graves afetam as escolas, entre eles, o fato de não haver equipe pedagógica em nenhum dos colégios da rede estadual.

“Desde novembro do ano passado nosso sindicato tentou dialogar com o governo, protocolando pedido de audiência, e não foi atendido. Nosso movimento decidiu pelas paralisações, visitas às escolas, assembleias nas 12 regionais, mas o governo não apresentou nada concretamente, forçando a categoria a entrar em greve por unanimidade”, diz o Sintep em nota pública.

A GREVE CONTINUA!

A mobilização continua na próxima semana. Na quarta-feira (29) acontecerá uma assembleia regional e na quinta-feira (30) uma assembleia geral que acontecerá em frente o Liceu Paraibano, na capital​ João Pessoa. ​

Suevelin Cinti, da Redação.