Secundaristas se unificaram à paralisação dos docentes da rede estadual
Nesta quarta-feira (22), estudantes do município de São Lourenço da Mata deram início a Jornada Nacional de Lutas da UBES com ato em apoio à greve dos professores, denunciando o sucateamento das redes de ensino e exigindo a valorização dos docentes.
Com muita animação, gritando palavras de ordem e empunhando cartazes com frases como: “O professor é meu amigo mexeu com ele mexeu comigo” e “Professores nas ruas, governador à culpa é sua” mais de cem estudantes percorreram às ruas de Pernambuco reafirmando à necessidade do Estado valorizar os educadores e a qualidade no ensino.
Os estudantes estão unificados à luta dos professores por melhores salários e qualidade na educação. “Sabemos que não é só pelo cumprimento do piso, mas também por melhorias na educação brasileira. Nosso Governador insiste em dizer que apenas professores com ensino médio tem direito de receber o reajuste, o que não é justo, já que exclui 90% da categoria”, afirma a Diretora da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas (UMES), Mari Santos.
A proposta do governo estadual é aumentar o salário dos docentes com ensino médio (antigo magistério), o que corresponde a 10% da categoria. Com apoio dos secundaristas, os educadores estão em greve desde o dia 10 de abril exigindo aumento do piso salarial de 13,1% para todos os profissionais, denunciando a super lotação das salas de aula e as péssimas condições de infraestrutura das redes de ensino.
Da Redação.