Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

MANOBRA NÃO! UBES CONVOCA MOBILIZAÇÃO PARA REVERTER VOTAÇÃO DA PEC NA PRÓXIMA TERÇA (14)
8 de julho de 2015
PARA QUE OS DEPUTADOS DIGAM NÃO À REDUÇÃO
8 de julho de 2015
Mostrar todos os posts

MANIFESTAÇÃO CONTRA A REDUÇÃO ACONTECE EM 4 CAPITAIS

Estudante se reuniram para dizer não à manobra golpista do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha

Com palavras de ordem, munidos de cartazes e muita animação, a juventude saiu às ruas das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre nesta terça-feira (07) para dar o recado de que a redução não é a solução para combater à violência. Os estudantes aproveitaram para se posicionar contra a manobra golpista realizada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), durante a votação da PEC 171/93, que prevê redução da maioridade penal de 18 para 16 anos.

Os manifestantes alegam que a prioridade deve ser ampliar as políticas públicas para a juventude e investir em educação, além de cumprir o Estatuto da Criança e do Adolescente de forma eficaz, já que no Brasil existe punição para menores infratores a partir dos 12 anos de idade.

De acordo com o diretor de Esportes da UBES, Kennedy Alessandro, após o golpe articulado por Cunha é preciso mobilizar a população para barrar a redução na próxima votação que ocorrerá no Senado. “Depois da tomarmos um golpe do Cunha, vamos mobilizar o Brasil ainda mais para barrar esse retrocesso e mostrar que a redução não é solução para combater à violência”, declarou o dirigente.

São Paulo

Na capital Paulista, a manifestação começou no vão livre do Masp, por volta das 17h30 e terminou às 20h30 na Praça Roosevelt. Não houve relatos de depredação ou brigas. Cerca de 5 mil manifestantes bloquearam totalmente a pista sentido Consolação da Avenida Paulista e, depois, a Rua da Consolação, no sentido Centro.

Rio de Janeiro

Os manifestantes se reuniram às 17h na parte de trás da Igreja da Candelária, onde realizaram um oficina de cartazes antes do início do ato. Com bandeiras, cartazes e gritos de guerras, eles seguiram para a Assembleia Legislativa.

Brasília

Em Brasília estudantes tingiram de vermelho o espelho d’água em frente ao Congresso Nacional para simbolizar a morte de adolescentes, que são as maiores vítimas da violência no Brasil. De acordo com dados da Anistia Internacional, 56 mil pessoas foram assassinadas em solo brasileiro em 2012, sendo 30 mil jovens e, entre eles, 77% negros.

Porto Alegre

Em Porto Alegre a manifestação aconteceu em frente à prefeitura. Estudantes dirigentes de diversos Diretórios Central dos Estudantes (DCE) participaram do ato e pediram o fim do extermínio da juventude negra.

Assista ao vídeo durante a manifestação em São Paulo:

Débora Neves, da Redação.