Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Plenária do Mato Grosso organiza ida dos estudantes ao ENET
21 de janeiro de 2015
Entrevista: Rosana Cavalcante reitora do IF do Acre
23 de janeiro de 2015
Mostrar todos os posts

Secundaristas do RS improvisam ida ao 13º ENET, no Rio de Janeiro

Saiba como os gaúchos estão se organizando para chegar à Cidade Maravilhosa

Preparar a mala, garantir o dinheiro do ônibus e levar uns trocados para conhecer uma nova cidade sempre estará entre os principais desafios dos secundaristas que atravessam o país para participar dos eventos estudantis. Afinal, muitas vezes sem trabalhar e sem renda fixa, os preparativos da viagem na vida de um secundarista começam bem antes do início do evento.

Para o 13º ENET não é diferente, apesar de pagar apenas a taxa de inscrição para o credenciamento (que custa R$ 40), saindo do Rio Grande do Sul os estudantes gaúchos precisarão percorrer cerca de 1.570 km para chegar ao Rio de Janeiro. Para custear o dinheiro do ônibus que ficará 36 horas na estrada, a galera reunida decidiu improvisar um meio de arrecadar dinheiro usando os meios mais criativos.

 A diretora da UBES no estado, Fabíola Loguercio, afirma que 130 estudantes já estão com a ida confirmada para o encontro que debaterá o ensino técnico brasileiro a nível nacional. “Desde os Institutos Federais até as escolas estaduais e municipais, temos uma grande mobilização dos estudantes de escolas técnicas de todo estado para participar do ENET”, comenta.

DIVERSÃO E MOBILIZAÇÃO

“Tem sido divertido”, é o que afirma a líder estudantil sobre a iniciativa que durante toda semana organiza pedágios em Novo Hamburgo, semana passada na assembleia legislativa de Porto Alegre, venda de crep (massa recheada) no centro e conversa com motoristas que param nas sinaleiras do trânsito rio-grandense.

Para solicitar auxílio financeiro à bancada gaúcha que representará o Rio Grande do Sul no 13º ENET da UBES entre os dias 1 a 4 de fevereiro, um grupo de estudantes da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano, Parobé, Agrônoma Pedro Pereira e representantes da UES, UENH, UMESPF e UMESI foi à Secretaria de Educação na última segunda (19) para pautar a demanda com o secretário de Educação, Vieira da Cunha que se comprometeu a viabilizar meios de financiar o transporte.

Da Redação