Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Conheça os deputados que aprovaram a redução da maioridade penal em comissão
18 de junho de 2015
OS RISCOS DE REDUZIR A MAIORIDADE PENAL É TEMA DE DEBATE EM ESCOLA DO PARÁ
18 de junho de 2015
Mostrar todos os posts

SEMINÁRIO DISCUTE PROJETO DE EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO MARANHÃO

Novo projeto pedagógico promete melhorar formação e reduzir os índices de evasão escolar

Para discutir um novo projeto de expansão para educação técnica maranhense, acontece em São Luís (MA), nesta quinta-feira (18), o Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica. O objetivo da atividade é discutir as políticas de educação profissional e tecnológica do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) e as experiências de outros estados.

Será apresentado pelo governador do Estado, Flávio Dino (PCdoB), o projeto pedagógico e arquitetônico para instalação da rede de educação profissional e tecnológica de nível médio e superior em todas as modalidades.

“O evento marca o lançamento do IEMA que se espelhará no Instituto Federal do Maranhão (IFMA), mas em um formato melhorado, em tempo integral e com melhores condições estruturais. Participaremos das audiências públicas para acompanhar todo processo e já foi anunciado o lançamento de uma rede de 23 campi em todo estado em regiões estratégicas”, comentou a diretora regional da UBES, Jaine Santos.

Com o novo modelo pedagógico, além das disciplinas tradicionais, os estudantes serão preparados para planejar e praticar ações cotidianas. Para isso, será disponibilizada uma estrutura completa que inclui material didático, refeições, espaços de lazer, laboratórios e bibliotecas amplas, além de professores preparados e valorizados.

Segundo publicado na página oficial do governo do Estado, entre as principais metas do IEMA está a diminuição do índice de evasão escolar e de repetência e melhorar o desempenho dos maranhenses no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

MAIS ESCOLAS, MENOS CADEIAS

Presente na programação do evento que reúne professores e especialistas de todo país, o governador Flávio Dino falou sobre a importância da iniciativa e lamentou a aprovação da redução da maioridade penal na Comissão Especial da Câmara no dia anterior.

“É um evento muito grande e com representatividade de nível nacional, por isso achamos muito significativo a fala do governador contra a PEC da redução”, comentou Jaine. “Tendo em vista que precisamos avançar, ele se posicionou afirmando que não podemos retroceder e muito menos ficar estagnados. Em sua fala, o governador relembrou que, partir do momento que se investe mais em prisões, a tendência é dar menos espaço para as escolas e para o investimento em educação”, destacou a secundarista.

 Da Redação.