A intensa mobilização dos estudantes que ocupam escolas em todo o Brasil contra a MP 746, conhecida como MP do Ensino Médio, e a PEC 241, que vai congelar os gastos públicos pelos próximos 20 anos, construiu mais um capítulo de luta no Rio Grande do Norte na última terça-feira (11). Em Natal, capital do estado, mais de 4 mil secundaristas, universitários, professores, pais e trabalhadores marcharam pela avenida Salgado Filho, interditando a BR 101.
A manifestação, organizada pela UBES, lideranças estudantis dos Institutos Federais do Rio Grande do Norte (IFRN), escolas públicas e pelo Sindicato dos Professores (Sinasefe), partiu do Campus Central e seguiu até a Árvore de Mirassol, encerrando com debates e intervenções culturais.
A passeata integrou o dia de paralisação do IFRN, ação conjunta nos campi de Parnamirim, Ceará-Mirim, Pau dos Ferros e João Câmara.
“Foi um dia histórico de resistência na capital e no interior. Os estudantes da rede federal e da rede estadual estão se comunicando, construindo a luta nas ocupações, nas redes sociais e nas ruas”, afirmou o vice-UBES no estado, Pedro Gorki.
Em Pau dos Ferros, interior do estado, estudantes e servidores participaram de uma blitz educativa na BR 405 sobre a PEC 241, roda de conversa, atividades artísticas e recreativas. Em Ceará-Mirim, cerca de mil pessoas ocuparam a principal avenida do município e protestaram contra a PEC da maldade, a reforma do Ensino Médio e a Lei da Mordaça.
“Mostramos que o campo da educação não tolera retrocessos”, declarou a diretora de Mulheres da UBES, Brisa Bracchi, que tem participado das ocupações. “É um importante momento de conscientização diante dos retrocessos que estamos sofrendo, a cada dia aumenta o número de escolas que querem organizar sua ocupação, estamos vendo a Primavera secundarista florescer novamente, dando resposta a esse governo golpista!”, declarou Brisa.
Acesse aqui e entenda as pautas das ocupações.
(Atualização: 13/10, às 18hs)
Em todo estado, há 7 campi do IFRN ocupados, sendo eles: Zona Norte, Parnamiri, Rocas, São Gonçalo do Amarante, Ceará Mirim, João Câmara e Santa Cruz. Na rede estadual, há duas escolas ocupadas, sendo elas: E.E Augusto Severo e E.E Berilo Wanderley.
Em todo o país, há 330 escolas ocupadas. Acompanhe aqui a atualização diária na página da UBES.