O movimento estudantil baiano permanece organizado. A última sexta-feira (1º) foi dia de luta na região oeste da Bahia, durante o 2° Congresso da União Municipal de Estudantes Secundaristas de Barreiras (UMESB). A chapa vencedora foi a “Vem Pra Rua”, que elegeu nova diretoria composta por aproximadamente 30 lideranças estudantis, entre elas 14 mulheres.
O congresso lotou a Câmara de Vereadores com a presença de 300 estudantes e professores de diversas escolas. Com representatividade, a Associação Baiana Estudantil Secundarista (ABES), que atua em conjunto com a UBES, também marcou presença no fórum barreirense.
O secundarista Yuri Laranjeira foi reeleito para a presidência da entidade. “Fico bastante emocionado em ver nossa UMESB crescer e se destacar na luta estudantil municipal e gerando reflexos positivos para o estado baiano”, disse.
GESTÃO DE LUTA
Marcado pela defesa da democracia, o congresso contou com falas de secundaristas de várias escolas, contando sobre o dia a dia nas salas de aula e as dificuldades que enfrentam. O fórum deliberou as pautas que serão encabeçadas pela nova gestão que estará à frente da UMESB nos próximos dois anos.
Entre as bandeiras está a defesa do passe livre estudantil, transporte escolar, merenda escolar de melhor qualidade, reformulação do ensino médio, a garantia dos 10% do PIB para educação, a defesa da democracia, eleição de grêmios estudantis, fortalecimento da instituição de líderes e vice-líderes de turma nas escolas para aumentar a representatividade.
“Juntamente com os grêmios, a UBES e a ABES, seguiremos firmes pela construção da nova escola”, finalizou Yuri.