Por Mídia NINJA
Garota paranaense, começou sua vida política aos 16 anos em uma ocupação da UPES – União Paranaense dos Estudantes Secundaristas – e aos 19 se tornou presidenta da UBES – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas.
Leia o artigo de estreia:
Camila Lanes: Quanto vale o nosso futuro?
As ocupações e sua coragem a acompanharam durante a ascensão na política estudantil nacional: o início das viagens pelo país coincidiram com a grande onda de escolas ocupadas em 2015 e 2016, e ainda as ocupações da Assembleia Legislativa de SP, da Funarte e do Escritório da Presidência de Michel Temer.
Na UBES, luta por uma reformulação concreta do Ensino Médio – bem diferente do que foi aprovada pelo Governo de Michel Temer –, pela lei Grêmio Livre e contra o projeto da Escola Sem Partido. Feminista e defensora do aborto legal, Camila também se aventura nas poucas horas vagas nas redes e nas ruas como videomaker e midialivrista.
Camila Lanes irá escrever sobre direitos sociais e movimento estudantil, e segue NINJA nas redes e nas ruas.
A partir da próxima semana uma ampla frente de colunistas articulará e ocupará um espaço de opinião e inteligência coletiva de todas as regiões do Brasil e América Latina, reunindo lideranças sociais e políticas, personalidades e pensadores com o desafio de ampliar a visibilidade dos diferentes territórios, lugares de fala e repertórios no debate público, ampliando assim nosso próprio horizonte utópico.
Esta plataforma polifônica irá reunir textos, vídeos e áudios e estará ao alcance de todos os que buscam saídas para as crises e a rearticulação do campo progressista, afirmando sempre nosso mais radical compromisso com a democracia, a diversidade e os direitos humanos.