Sempre tem aquele pessoal que quer dar um jeitinho e usar um direito que não é dele, não é mesmo? Por isso foi criado o Documento Nacional do Estudante, para garantir que apenas você, estudante, use o seu direito! O nosso documento é o mais seguro e em acordo com a lei, entenda tudo aqui.
A lei da meia entrada foi criada para garantir ao estudante o acesso a eventos culturais. Então, você pode usar o seu Documento Nacional do Estudante para ir:
Para começar, você deve acessar o site do Documento do Estudante. Crie e um cadastro e após o pagamento ser aprovado, nos envie algumas informações como: curso e unidade de ensino e nome completo
Depois disso será necessário nos enviar sua foto (que será impressa em seu Documento Nacional do Estudante), o documento de identificação e o comprovante de matrícula. Esses dois últimos documentos são necessários para conferirmos as informações que nos enviou no cadastro.
Assim que estiver tudo aprovado você terá acesso ao documento provisório, para ser usado enquanto o seu Documento Nacional do Estudante é enviado para o endereço que cadastrou para entrega!
Alguns anos atrás não havia controle sobre quem produzia a carteirinha do estudante, com isso muitos documentos falsos circulavam no mercado. Isso fazia com os ingressos fossem vendidos a preços bem mais altos – para compensar o prejuízo que os locais tinham ao vender meia-entrada para todo mundo.
Por isso foi criada a lei 12.933/2013, que regulamentou a meia entrada e o documento que dá direito a ela. Existe um padrão a ser seguido, de produção e tecnologia, para garantir a segurança da carteirinha. Também é necessário que o documento seja emitido por entidades estudantis. Caso encontre algum que não tenha esse vínculo já sabe: é falso!
O Documento Nacional do Estudante cumpre tudo que é exigido pela lei, então você está com seu direito garantido!