A vida adulta chega e com ela muitas burocracias, responsabilidades e documentos. Sim estudante, documentos! E bom, isso é bem verdade, afinal, para fazer uma compra você precisa de um cartão de banco. Para ter o cartão – e a conta – você precisa ter um documento como RG por exemplo. E ainda é bem capaz de o atendente perguntar se você vai querer uma nota fiscal e solicitar seu CPF. A dica que damos logo de início é: decore os números do seu CPF e do seu RG; eles identificam você como cidadão e são essenciais para a sua segurança também.
É um documento exigido para que qualquer cidadão saia de um país e vá para outro, seja para trabalho, estudo, diversão, etc. É interessante notar que nem todos os países pedem o passaporte para a entrada no país, como é o caso de países pertencentes ao Mercosul.
Em cada caso o governo e a polícia federal podem solicitar documentos diferentes para que você possa tirar o seu passaporte. Algumas variáveis são: se a pessoa for homem será necessário o Certificado de Reservista, se já tiver um passaporte precisará levá-lo no dia da entrevista, se for um menor emancipado deverá levar o Certificado de Emancipação; entre outras.
Fizemos uma simulação para exemplificar alguns documentos que uma pessoa precise levar. Abaixo disso listamos direto do site oficial a lista de documentos que podem ser pedidos. Para saber exatamente o seu caso você precisa acessar o site da Polícia Federal e responder a algumas perguntas rápidas. Lá você poderá ler muitas informações sobre emissão do passaporte e também, sobre o país que você pretende visitar.
Não são aceitas cópias autenticadas nem cópias simples (em cumprimento ao Artigo 22 do Decreto nº 5.978 de 4 de dezembro de 2006), e os documentos não podem conter rasuras, erros ou informações incompletas. Também não devem estar vencidos, caso tenham validade expressa (com exceção da CNH).
O brasileiro que nunca teve passaporte, que não teve alteração no nome, e que tinha entre 18 e 70 anos na última eleição, deverá estar regular com suas obrigações eleitorais e apresentar os seguintes documentos (clique sobre cada um para maiores detalhes):
Documentação necessária
O ato de votar, de escolher os representantes políticos, é um dever de todos os brasileiros – salvo algumas exceções. Para tanto você precisa comparecer à sua zona eleitoral com os documentos para votar necessários. O voto é obrigatório a todo cidadão maior de 18 anos. Já brasileiros entre 16 e 17 anos e os que possuem mais de 70 anos, também pessoas não alfabetizadas não são obrigadas a votar – mas podem, caso queiram.
Para fazer exercer sua cidadania e votar você precisa estar inscrito na Justiça Eleitoral e ter o título de eleitor – é o título que comprova sua inscrição na Justiça Eleitoral. Para tirar seu título basta comparecer ao Cartório Eleitoral da sua cidade (ou a Central de Atendimento ao Eleitor) e levar os documentos:
O seu título irá conter seu nome; data de nascimento, número de inscrição, zona, seção, município, unidade da federação onde reside, além da data de emissão do documento. Na hora da votação, você deverá ir até a sua zona eleitoral (que provavelmente será uma escola da sua cidade perto da sua residência) e encontrar a sua seção (uma sala, quadra poliesportiva ou outra área dentro da zona eleitoral).
A sua seção contém uma lista com os nomes, números de inscrição eleitoral e números do documento de identidade de todos os eleitores que votam ali. Para exercer o direito de votar, basta apresentar:
E somente 01 dos documentos oficiais listados a seguir:
Válido nacionalmente e original das entidades estudantis brasileiras UNE, UBES e ANPG o DNE serve para a compra da sua meia-entrada em todo o Brasil.
Documentos para fazer o DNE
Dentre os tipos de CNH existentes está o tipo B que permite a direção de automóveis e veículos semelhantes, como moto por exemplo. Para ter sua carteira de motorista, você precisa ser maior de 18 anos, saber ler e escrever e possuir documento de identidade e CPF.
Para ter sua carteira você precisa fazer o Curso de Formação de Condutor (CFC) em uma auto escola, provas e passar por psicólogo e médico. Apesar de você poder correr atrás de tudo sozinha e contratar cada serviço separado, é bem mais prático vantajoso, pegar pacotes das auto escolas – em que tudo está incluído, assim como taxas do Detran.
Você vai precisar dos seguintes documentos:
Também serão aceitos em casos de filhos, pais ou cônjuge mediante comprovação (RG, certidões de nascimento ou casamento). Além disso, são exigidos os exames médico e psicotécnico, que podem ser realizados em clínica de sua preferência, desde que seja credenciada pelo Detran-SP, mediante os pagamentos das taxas na própria clínica. Realizados os exames, deve se dirigir à rede de bancos autorizados, para recolher a taxa referente à expedição da nova CNH. Na Capital, o condutor deve se dirigir ao Setor de Renovação da CNH do Detran, para apresentar a planilha com laudo do médico e do psicólogo, e os documentos acima citados, com a taxa já recolhida. Na Grande São Paulo e interior o condutor deve procurar a Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito).
A Carteira de Trabalho é também conhecida como CTPS, ou seja, Carteira de Trabalho e Previdência Social e também o único documento oficial que pode comprovar a vida funcional do trabalhador brasileiro. Ela também tem a função de garantir direitos trabalhistas como é o caso do 13º salário, aposentaria, FGTS, salário e repouso remunerado.
Esse documento é gratuito e feito na Secretaria de Previdência e Trabalho e no Poupatempo (caso tenha na sua cidade). Você deve levar:
Em setembro de 2019, o Ministério da Economia lançou a Carteira de Trabalho Digital. Basta baixar o aplicativo “carteira de trabalho digital” em seu celular ou acessar pela internet o site gov.br e cadastrar-se com senha. Se você vai começar a trabalhar, basta informar o número do seu CPF ao empregador. Se quer acompanhar as anotações sobre seu contrato de trabalho, você visualiza os dados da Carteira pela Internet.
1. Procure por “Carteira de Trabalho Digital”, do Governo do Brasil, no site gov.br ou aplicativo.
2. Informe CPF e senha se você já tem cadastro no Portal de Serviços do Governo Federal. É o mesmo cadastro do Meu INSS.
3. Se for seu primeiro acesso ao Portal, faça o cadastro respondendo algumas perguntas de segurança e criando uma senha.
4. Será preciso autorizar acesso aos dados e documentos clicando em “Autorizo”. Informe também os dados pessoais solicitados.
Já para conta poupança não é necessário comprovar renda mas todos os outros documentos são necessários.
O ProUni é o Programa Universidade para Todos e usa a nota do Enem para classificar os candidatos a bolsas de estudos em faculdades privadas do Brasil inteiro. Para se inscrever, é obrigatório cumprir alguns requisitos:
Quem já tem diploma de nível superior não pode concorrer a uma bolsa do ProUni.
Para se inscrever você também vai precisar do seu número de inscrição e senha do Enem mais recente. Em seguida, será necessário preencher algumas informações sobre seu grupo familiar, inclusive a renda de cada um (que pode ser salário, remuneração de autônomo, pensão, aposentadoria, aluguel, etc.).
A inscrição é totalmente feita pela internet e nesse momento não é necessário apresentar nenhum documento. Porém é importante ter todas as informações à mão, pois caso seja selecionado você precisará comprovar os dados que preencheu. Você deve levar os documentos originais e também cópias simples deles na faculdade em que você está solicitando a bolsa. O coordenador do ProUni na sua faculdade vai pedir documento de identificação do aluno e dos membros do grupo familiar; comprovante de residência, comprovante de rendimento de todos os membros da família,
Solicitado apenas quando o valor tiver sido abatido da renda bruta de algum membro do grupo familiar. Neste caso, pode ser uma cópia de decisão judicial, acordo homologado judicialmente ou escritura pública determinando o pagamento de pensão alimentícia e alguns outros documentos dependendo do caso:
Além do certificado de conclusão do ensino médio, é preciso apresentar comprovantes de que estudou em escola pública ou em escola particular como bolsista integral. Os detalhes e condições você pode consultar no site do ProUni.
Pessoas com deficiência devem apresentar o laudo médico atestando o tipo e o grau de deficiência, com o respectivo código da Classificação Internacional de Doenças (CID). Já professores da rede pública da educação básica devem comprovar o efetivo exercício do magistério como integrante de quadro de pessoal permanente da instituição.
O RG é o documento oficial de identificação do brasileiro e também é conhecido como Carteira de Identificação.
Para tirar a primeira via e caso a pessoa seja maior de 18 anos é necessário apenas a Certidão de Nascimento (ou Casamento) e alguns postos exigem que a pessoa já leve uma foto 3×4 já outros fazem a foto na hora juntamente com a colhimento da digital. Já para menores de 16 anos é necessário:
Você pode acessar ao site da delegacia eletrônica do seu estado e assim fazer um boletim de ocorrência. No caso de roubo ou perda de documentos, ao fazer o boletim eles serão bloqueados e uma declaração será emitida.